8 dicas para curtir o Valentine’s Day em Toronto

Heart-Love-Distrito-Destilaria

Escultura Heart e palavra Love feita de cadeados, Distrito da Destilaria. Fotos: Tourism Toronto Instagram

O Dia dos Namorados está chegando no Canadá e seus vizinhos, assim como em vários países do mundo, como Itália, Austrália, India, Japão e Alemanha. Celebrado no dia 14 de fevereiro, é chamado de Valentine’s Day, por ser no dia de São Valentim.

Há muita controvérsia e lendas em relação à data. Alguns acreditam que São Valentim foi um padre que viveu na época do império romano, no século 3, e morreu por desobedecer as ordens do imperador Claudius II. O monarca não queria que ninguém mais se casasse. Para ele, homens solteiros seriam melhores soldados do que os casados. Mas São Valentim continuou efetuando matrimônios, às escondidas, até ser preso e condenado à morte.

Durante o confinamento, o padre teria se apaixonado pela filha do carcereiro, que era cega. Às vésperas de sua morte, a moça teria escrito uma carta para ele, terminando-a com “My Valentine“. E teria se curado da cegueira pelo sacerdote assim que entregou a mensagem.

Por aqui, é comum a troca de cartões para comemorar a data, não somente por casais, mas entre crianças, colegas de trabalho e amigos de escola.

Selecionamos oito maneiras de se comemorar o Valentine’s Day em Toronto, com opções para todo tipo de amor e orçamento:

1) Distrito da Destilaria

O que foi, no século 19, a maior destilaria da América do Norte é hoje um dos locais mais românticos de Toronto. Depois dos tempos áureos, o belíssimo complexo de 47 prédios em estilo vitoriano da então Gooderham & Worts Distillery ficou abandonado por anos, ao encerrar atividades em 1990. Em 2003, por meio de investidores privados, foi restaurado e trazido de volta à vida, agora como complexo de entretenimento. Abriga restaurantes, cafés, butiques e dezenas de galeria de arte.

Distrito da Destilaria. Foto: Divulgação

Distrito da Destilaria. Foto: Divulgação

Reserve uma tarde inteira para conhecê-lo e apreciar sua arquitetura, espetacularmente preservada.

2) Toronto Light Fest

Este ano, de 27 de janeiro a 12 de março, o Distrito da Destilaria sedia o primeiro Toronto Fest Light, com instalações de arte ao ar livre, feitas a partir de luz, transformando o distrito numa imensa galeria iluminada. De segunda a quarta-feira, das 8h às 22h; de quinta à sábado, das 8h às 23h. 9 Trinity Street; thedistillerydistrict.comwww.torontolightfest.com

Toronto Light Fest - Foto: Alessandra Cayley

Toronto Light Fest – Foto: Alessandra Cayley

3) Teatro Prince of Wales

Muita gente não sabe que Toronto recebe espetáculos da Broadway, em teatros tão bons (ou melhores) dos que os de lá (desculpe a honestidade, Nova York).

Teatro Prince of Wales - Foto: Divulgação

Teatro Prince of Wales – Foto: Divulgação

Para quem gosta de musicais, o premiado espetáculo Cabaret estréia dia 14 de fevereiro, em Toronto, no teatro Prince of Wales. De 14 a 19 de fevereiro. 300 King Street West, www.mirvish.com, metrô St. Andrew.

4) Torre CN

Uma vez em Toronto, tem que ir na Torre CN. Não importa se deixou de ser a mais alta do mundo (foi desbancada pelo complexo Burj Khalifa, em Dubai, com 829,8 metros de altura) mas ainda impressiona, com seus 553,3 metros e continua sendo a queridinha dos torontonianos, com razão. Subir na torre é dar uma parada no tempo, silenciar o barulho da cidade, poder contemplá-la sem estar nela, num ângulo privilegiado. 301 Front Street West,, www.cntower.ca, metrô Union.

Torre CN - Foto: Alessandra Cayley

Torre CN – Foto: Alessandra Cayley

5) 360 Restaurant

Nem precisava, mas a torre CN hospeda um dos melhores restaurantes da cidade, o 360 Restaurant, chamado assim porque faz um giro de 360 graus ao redor da torre enquanto você, sem notar, saboreia sua refeição, acompanhada de um dos 9.000 vinhos que a adega suspensa do lugar abriga. Portanto, não se assuste, não foi o vinho que subiu. Está tudo virando mesmo, literalmente.

360 Restaurant - Foto: Divulgação

360 Restaurant – Foto: Divulgação

O restaurante oferece cardápio à la carte ou preço fixo, com opção de dois ou três pratos, no almoço a $56 e $69 e no jantar a $65 e $79 dólares, respectivamente. Quem optar por preço fixo, não paga ingresso para subir na torre. 301 Front Street West,, www.cntower.ca, metrô Union.

6) Old Mill Toronto

Quer uma celebração nostálgica? Vá de jantar dançante com cover do Elvis Presley, no hotel Old Mill Toronto, um recanto de paz a dez estações do centro da cidade. Sábado, 11 de fevereiro, $99 dólares (mais impostos e gorjeta) Das 18h às 23:45h. 21 Old Mill Road, www.oldmilltoronto.com, metrô Old Mill.

Old Mill Toronto Patio

Jardins do hotel & spa Old Mill Toronto

7) AGO (Art Gallery of Ontario)

Outro jeito bacana de comemorar a data é passar umas horas na Galeria de Arte de Ontario (AGO), um exemplo de arte moderna, começando por suas instalações.

Fachada da AGO (Art Gallery of Ontario) Foto: John - JOH_7977, CC BY-SA 2.0, Wikipedia

Fachada da AGO (Art Gallery of Ontario) Foto: John – JOH_7977, CC BY-SA 2.0, Wikipedia

Vários pacotes e eventos foram pensados para o Dia dos Namorados, como o AGO Valentine’s Experience Package: a $ 110 para duas pessoas, com direito a dois ingressos para a galeria e dois vouchers de $50: um para ser gasto na loja de souvenires shopAGO e outro, no restaurante anexo, FRANK. 317 Dundas Street West, www.ago.net, metrô St. Patrick.

8) IceBreakers

Agasalhe-se bem e vá conferir a exibição temporária de arte ao livre, IceBreakers. Cinco esculturas gigantes e interativas foram instaladas ao longo da Queens Way West, no Waterfront, o calçadão ao redor do lago, em seu perímetro urbano. Em exposição até o dia 26 de fevereiro. www.waterfrontbia.com

Golden Hand (Mão Dourada), uma das cinco esculturas do projeto IceBreakers - Foto: Divulgação

Golden Hand (Mão Dourada), uma das cinco esculturas do projeto IceBreakers – Foto: Divulgação

Quer levar uma lembrancinha temática para casa? Passe numa das lojas da livraria Indigo e aproveite que a rede está liquidando produtos para a época, em todas suas seções: de livros a presentes, decoração e papelaria. www.chapters.indigo.ca

Livro para colorir em homenagem aos 150 anos do Canadá e seção de papelaria da rede de livraria Indigo. Foto: Alessandra Cayley

Livro para colorir em homenagem aos 150 anos do Canadá e seção de papelaria da rede de livraria Indigo. Foto: Alessandra Cayley

Espero que tenham gostado das dicas. Contem aqui como foi a comemoração.

Happy Valentine’s Day!