8 coffee shops para conhecer (e voltar) em Toronto

Para os entusiastas de café gourmet, com torrefação local e servido em cafeterias pequenas, daquelas em que se conhece o dono e que a gente volta, trazendo amigos, Toronto é o seu lugar!

O mercado de cafés e coffee shops independentes na cidade vem sofrendo um boom nos últimos anos, aumentando a qualidade e a diversidade dos cafés na cidade. Aqui, oito excelentes opções para você começar sua jornada em busca do melhor café de Toronto!

Coco Bar – Vá pelo café, mas também pelas sobremesas e sorvetes, tudo italiano, bella! Um dos melhores lugares para tomar café espresso em Yorkville, acompanhado de biscoitos de chocolate e laranja ou pistache. 29 Bellair Street.

Dineen Coffee Co. – Próximo ao shopping Eaton Centre e da prefeitura de Toronto, na movimentada esquina das ruas Temperance e Yonge. Para saciar a sede por um bom café e a fome por décor de primeira, com sua instalação belíssima, nas mesmas linhas arquitetônicas do prédio histórico do século 19 em que se situa. Do piso – um mosaico em tons terrosos – à máquina de café amarela, do balcão de madeira com monograma ao lustre obra de arte, dá vontade ficar por ali horas. Deve ser por isso que o lugar está sempre lotado, principalmente na hora do almoço. 140 Yonge Street e mais dois endereços.

Fika – O nome deste simpático café no coração do bairro Kensington Market não é o nosso verbo “ficar” com erro de grafia, e sim uma expressão sueca que significa “pausa para um café”. Mas bem que poderia ser, já que dá mesmo vontade “fikar” por lá por horas, com seu ambiente convidatitvo, de decoração escandinava e uma parede coberta por páginas de livros antigos. No cardápio, clássicos como: pão de canela, brownies e biscoitos de gengibre. Para acompanhar, caffè latte com cardamomo, carro-chefe da casa. 28 Kensington Avenue.

Mello Palheta Coffee Roasters – Esta cafeteria com ar despretencioso, na movimentada esquina das ruas Yonge e Eglinton, não só oferece um café de altíssima qualidade, com grãos selecionados de produtores de todo o mundo, mas também fornece seu produto para as cafeterias mais top da cidade. 2489 Yonge Street.

View this post on Instagram

Weekend-ing ☕️ #hellodemello

A post shared by De Mello Palheta (@demellopalheta) on

Neo Coffee Bar – Só de olhar a maneira ritualística com que o café é preparado, ou a vitrine repleta de bolos e sobremesas minuciosamente bem feitos, dá para saber que estamos num café japonês. Peça um espresso e receba-o numa bandeja de madeira com nota sobre a procedência do grão. 161 Frederick Street, (647) 348-8811.

The Alternative Café – Que cafezinho simples, que nada: nesta cafeteria no Entertainment District, passar um café chega a parecer ciência, feito em torres japonesas de produção a frio, estando mais para aparelhos de laboratório de química do que meras cafeteiras. Vale pelo espetáculo e pelo café, é claro! 443 Richmond Street West.

The Common – Não se assuste com a aparência de “sujinho” do lugar, com paredes decoradas com notas velhas de dinheiro, caixotes de madeira fazendo as vezes de armários e um balcão que já teve dias melhores. O lugar existe há anos e ainda vê filas na porta, por causa do seu café, delicioso, cremoso, sempre tirado no capricho. E os biscoitos amanteigados deles, então? De fazer a gente viajar no tempo, lembrar as férias na casa da vó…1071 College Street.

Versus Coffee – Os Instagrammers vão à loucura com os caffè latte (uma dose de espresso com duas vezes o volume de leite) de crema decorada com cores do arco-íris deste café no bairro Old Town. 70 Adelaide Street East.

Foto de capa: @versuscoffee IG

Bom cafezinho!