7 restaurantes veganos em Toronto para conhecer hoje

Os melhores restaurantes veganos de Toronto estão aí para provar que não é preciso “viver de alface” ao adotar este estilo de alimentação. Aliás, nem eles vivem mais somente de salada: ao invés, passam muito bem, obrigado, com “bacon“, “linguiça” e até o famoso “fish and chips” (filé de peixe e fritas) canadense no cardápio, tão deliciosos quanto os “de verdade”. Ficou curioso? Confira nossa seleção e mate sua fome e curiosidade!

Apiecalypse Now! – O que o lugar tem de rústico, com vibe punk, de atendentes de cabelos coloridos e corpo coberto de tatoos e piercings, tem de sério, colecionando vários prêmios, ao longo dos anos, de melhor pizza e doces veganos da cidade. Vizinho do parque Christie Park, num dos bairros mais vibrantes e multiculturais de Toronto. Uma vez por lá, não deixe de experimentar uma das pizzas, claro, vendidas inteiras ou em fatias, mas também as tortas salgadas e os biscoitos amanteigados shortbread, clássicos da cultura norte-americana e que levam manteiga na receita, exceto estes. 735 Bloor Street West.

Bunner’s – Em 2010, o casal Ashley Wittig e Kevin MacAllister percebeu que o que faltava, em Toronto, era uma padaria com doces e salgados criados especialmente para pessoas com sensibilidades alimentares. Nascia, daí, a primeira unidade da Bunner’s, no bairro eclético, Kensington Market. Hoje, com três endereços na cidade, vendendo muffins, tortas e bolos confeitados, tudo vegano, livre de gluten, lindo e delicioso. 244 Augusta Avenue.

Fresh – Um dos mais antigos restaurantes vegetarianos da cidade, com várias opções veganas num cardápio enorme e diversificado. A rede, hoje com cinco unidades, começou como uma loja de sucos naturais, na década de 90, o que explica a grande variedade de sucos e vitaminas que oferece, incluindo os feitos com a tecnologia de prensa a frio, como o antioxidant, de beterraba, salsinha, couve kale, limão siciliano e maçã verde.  894 Queen Street West.

Planta – Rede upscale de restaurantes veganos de South Beach, Miami, foi um dos pioneiros do tipo em Toronto, com seu primeiro restaurante aberto em 2016, no bairro classudo, Yorkville. Hoje, conta com mais dois endereços na cidade: a hamburgueria Planta Burger, próxima ao shopping Eaton Center, e o Planta Queen, com pratos inspirados na culinária asiática. 1221 Bay Street.

Rosalinda – Hamburgueria vegana, de vibe vintage, com pratos inspirados na culinária mexicana, e sem a pretensão de parecerem fake meat (carne de mentira), como o ceviche de coco, que não tenta parecer peixe. Só o hambúrguer, à base de feijão preto e cara de hambúrguer, porque não tem jeito, mesmo. 133 Richmond Street West. 

Sorelle and Co. – Sabe aqueles cafés tão fofos que mais parecem coisa de filme? Este é assim, com móveis brancos, decoração pastel e flores perfeitamente dispostas em cada mesinha; perfeito para uma chá demorado com as migas, mas também pode ir com crianças, se quiser: o lugar é kid-friendly. Também, worry-free, ou seja, tudo em seu cardápio é vegano, livre de glúten, soja, nuts (sementes oleaginosas) e conservantes. Com dois endereços: em downtown, no bairro Yorkville, e mais afastado do centro, em Vaughan, subúrbio ao norte de Toronto. 161 Yorkville Avenue.

Vegandale Brewery – Uma microcervejaria, uma lanchonete e uma sorveteria: tudo vegano, tudo num lugar só. No cardápio da segunda, nada de saladas, mas clássicos, como: nuggets de frango sanduíches bem servidos, com fritas acompanhando. Vá de “Big D”, versão vegana do Big Mac, que não consta do cardápio (tem que pedir), mas que lembra bem o irmão famoso, dos dois hambúrgueres ao molho especial. 1346 Queen Street West.

Abriu o apetite por comida à base de plantas? Quer mais? Então, anota:

O Veg Guide é o aplicativo da Associação Vegetariana de Toronto, onde é possível encontrar os estabelecimentos vegetarianos e/ou veganos mais próximos de você, em forma de mapa interativo ou divididos em categorias (cafés, padarias, restaurantes, casas de sucos, produtos naturais, etc), incluindo duas especiais: se o lugar é acessível e se oferece banheiros acessíveis.

Foto de abertura: @plantaburger IG

Bom Apetite!