5 festivais de luzes para conhecer neste inverno

O que a gente faz com as noites longas e escuras do inverno de Toronto? Festival de luzes! Aqui, cinco deles: todos encantadores, para toda a família e gratuitos! Agaselhe-se bem, carregue o celular (porque o frio drena bateria rapidinho) e have fun!

Até 9 de fevereiro

Winter Stations York Street Park

Caixa de música gigante, zootrópio, vagão de trem? Você decide, e também está no controle. Este é o Loop, instalação de arte interativa no Harbourfront, onde visitantes podem brincar, em pares, em um dos seis cilindros iluminados e acionar uma alavanca para ativar um jogo de luzes e imagens brilhantes. Das 9h às 22h. York Street Park/Harbourfront

Até 1 de março

Toronto Light Fest

Um dos festivais de luzes mais lindos da cidade retorna ao Distrito da Destilaria para sua quarta edição. É quando o complexo transforma-se numa galeria de arte ao ar livre, com instalações de artistas canadenses e internacionais e milhares de luzes em esculturas coloridas que tomam conta do lugar: no chão, no ar, penduradas entre um prédio e outro, nos telhados, dentro e fora dos galpões da antiga destilaria.

A idéia primária é divertir e iluminar as noites longas da estação, mas olhando com mais atenção à cada instalação e suas mensagens, há sempre um chamado para reflexão. Gratuito e para todas as idades. Lembre-se de se agasalhar bem e alternar o passeio com pausas em espaços indoor. Lugar para um bom chocolate quente, por ali, não falta. De segunda-feira a quarta-feira, das 8h às 22h; de quinta-feira à sábado, das 8h às 23h; 9 Trinity Street.

8 e 9 de fevereiro

Bloor-Yorkville Icefest

Para celebrar o inverno em grande estilo, festival de esculturas do gelo ao ar livre num dos bairros mais elegantes de Toronto. Mais de 30 mil quilos de gelo são utilizados para o festival, anualmente, sendo algumas peças esculpidas durante o evento que, este ano homenageará a década de 80 e todos os seus exageros. Horários: Sábado, 8, das 12h às 20h e domingo, 9, das 12h às 17h; Gratuito. Village of Yorkville Park (Quarteirão das ruas Cumberland Street e Bellair Street); metrô Bay.

8 de fevereiro a 29 de março

Winter Light Exhibition 

O festival de luzes do complexo de entretenimento Ontario Place, (vizinho do Harbourfront, às margens do lago Ontário) retorna para sua 3ª edição. Com o tema “Casulo”, trazendo belíssimas instalações de arte, bonfire (lareira ao ar livre) e aulas de pintura às sextas-feiras, sábados e domingos. Festival de luzes: diariamente, das 16h às 23h. Gratuito. Ontario Place, 955 Lake Shore Blvd West.

17 de fevereiro a 30 de março

Winter Stations Beaches

Todos os anos, artistas do mundo todo são escolhidos para criar instalações de arte gigantes, que ficarão expostas durante as últimas semanas do inverno canadense, ao ar livre, às margens das praias no extremo leste de Toronto, na região conhecida como Beaches.

Bom Passeio!

Siga-nos no Facebook e no Twitter para dicas de lugares e atrações imperdíveis em Toronto!