Onde assistir os jogos da Copa do Mundo 2018 em Toronto

Estar em Toronto em ano de Copa do Mundo é, desculpem o trocadinho, um show de bola à parte! Diferente de assistir os jogos em cidades brasileiras onde, naturalmente, as cores verde e amarelo predominam por onde passamos, em Toronto, veem-se todas as cores das bandeiras de praticamente todas as nações participantes do torneio, já que mais de 60% da população da cidade é composta por imigrantes do mundo todo.

Um colorido que vai diminuindo, tornando-se mais definido à medida em que a competição avança e equipes vão sendo desqualificadas, chegando ao monocromático da cor predominante da bandeira do campeão. Mas a festa, durante todo o período, esta só tende a aumentar, com buzinaços de cada nação vitoriosa ao final das partidas e cumprimentos amigáveis entre torcedores quando reconhecem a bandeira de sua nação (ou do time favorito) no carro do motorista ao lado. Portanto, estando de carro, vá já providenciar a sua bandeirinha do Brasil e participar do movimento! 

Quando começa?

O jogo de abertura da Copa do Mundo 2018 será no dia 14 de junho, quinta-feira, às 11h (horário de Toronto) entre Rússia (país-sede) e Arábia Saudita, o único jogo do dia.

A estréia da Seleção Brasileira acontece dia 17 de junho, domingo, às 14h (horário de Toronto), enfrentando a Suíça, na cidade de Rostov. Presentão para os papais que estiverem em Toronto, pois será Dia dos Pais, por aqui.

Algumas considerações para quem assistir os jogos da Copa do Mundo 2018 em Toronto:

Horário dos jogos

A Rússia tem 11 fusos horários diferentes, mais do que qualquer outro país no mundo, mas os jogos acontecerão na porção oeste do país, com apenas três fusos horários. Em Toronto, a maioria dos jogos será na parte da manhã e às 2 da tarde, sendo o mais cedo deles às 6 da manhã e o mais tarde, às 15h.

Com tanta diferença de horários, fusos e países distintos, fique com a tabela dos horários dos jogos em Toronto à mão, lembrando que a nomenclatura da hora para Toronto será sempre ET (Eastern Time).

Consumo e venda de bebida alcoólica

Em Ontário, a venda de bebidas alcoólicas é proibida para menores de 19 anos. Alguns estabelecimentos também se reservam ao direito de só aceitar a entrada de maiores de 19 anos, como pubs e danceterias, mediante documento de identificação.

Normalmente, todos os estabelecimentos que vendem bebidas alcoólicas só podem começar a fazê-lo a partir das 11 horas da manhã mas, em época de Copa do Mundo, o horário pode ser ajustado para menos, se necessário. Neste ano, eles poderão começar a servir bebidas alcoólicas a partir das 9 da manhã. Porém, nada de beber na rua: aqui a prática é terminantemente proibida.

O Canadá está na Copa?

Infelizmente, não. Apesar de o futebol vir crescendo em popularidade no país (e em Toronto, com seu celebrado time, o Toronto FC), o Canadá não consegue uma qualificação para a Copa do Mundo desde 1986, quando participou pela primeira e única vez do torneio.

Onde assistir os jogos da Copa do Mundo 2018 em Toronto, incluindo as partidas da Seleção Canarinho, mas que não serão transmitidas em português, sorry

A maioria dos estabelecimentos listados abaixo confirmou que irá abrir para praticamente todos os jogos, mas alguns não irão abrir para aqueles transmitidos às 6h da manhã. Uma boa ideia é ligar com antecedência antes de sair de casa. Reservas não estarão sendo aceitas na maioria deles, que estarão funcionando no esquema first come, first serve (por ordem de chegada):

Restaurantes brasileiros

Rio 40­º – Um dos restaurantes brasileiros mais autênticos e populares de Toronto, é um dos preferidos e mais disputados entre os brazucas durante os jogos do Brasil. Localizado no coração do que já foi um dos redutos italianos de Toronto (mas que agora também é lar de muitos portugueses, brasileiros, mexicanos), conhecido como Corso Itália, o que deixa a festa ainda mais divertida. Abrindo meia hora antes do início dos jogos. Com telão  e TVs do lado de dentro mas a festa pode continuar no patio, do lado de fora. 1256 St Clair Ave W; (416) 654-6363.

Sabor Brasil – Outra boa opção para assistir os jogos da Copa entre brasileiros e na mesma região do Corso Itália. Abrirá somente para os jogos transmitidos a partir do meio-dia (horário de Toronto), com quatro TVs disponíveis para a transmissão do evento. Por ser um lugar pequeno, para os jogos do Brasil, pede-se ligar com antecedência para confirmar lotação. 1702 St Clair Ave W; (647) 340-4036.

Outros pubs e restaurantes locais

Café Diplomatico – Um dos restaurantes mais emblemáticos da cidade, situado no coração do bairro italiano Little Italy. Para o início da Copa, que coincidirá com o festival de rua do bairro, também no dia da final, terá um telão em seu patio, que será estendido, ocupando a rua adjacente. 594 College St; (416) 534-4637.

Football Factory – Um dos pubs mais populares da cidade, autodenomina-se, com muito orgulho, um “autêntico bar de futebol canadense”. Com 13 TVs de alta definição e quatro mesas com TVs privativas, onde é possível controlar o que se assiste. Irá abrir uma hora antes para todos os jogos. 164 Bathurst St; (416) 368-4625.

Gretzky’sSports bar que leva o nome do jogador de hóquei no gelo mais famoso do Canadá (e do mundo), vai virar meca do futebol durante a Copa do Mundo, com sorteio de camisetas, bonés, bandeiras e bolas de futebol, em parceria com a cervejaria Labatt. 99 Blue Jays Way; (416) 348-0099.

Hemingway’s – Icônico bar do bairro elegante Yorkville, abrirá para todos os jogos da Copa, incluindo os da 6 horas da manhã, como a partida Austrália vs. França. 142 Cumberland St; (416) 368-4625.

Otto’s Bierhalle – Esqueça o fiasco de 2014 e vá assistir os jogos neste bar alemão, que oferece dois projetores gigantes e várias bier a preços camaradas. 1087 Queen Street W; (416) 901-5472.

Queen and Beaver – Assista aos jogos como um lorde neste pub inglês que irá oferecer café da manhã com ítens típicos britânicos, como: café, chá e os famosos pãezinhos scone. 35 Elm St;(647) 347-2712.

Real Sports Bar & Grill – O maior sports bar de Toronto, com telões gigantescos e TVs espalhadas por todos os cantos, para não perder nenhum lance. Localizado no Maple Leaf Square (ou “Jurassic Park” quando o Raptors estão jogando), no centro da cidade, espere festa de todas as nacionalidades do lado de dentro e de fora do lugar. Maple Leaf Square 15 York St; (416) 815-7325.

Scallywags – Com capacidade para 267 cadeiras em seu patio e mais 160 do lado de dentro, espaço não é problema neste pub na região das ruas Yonge St e St. Clair (midtown); problema, mesmo, vai ser conseguir ficar sentado durante os jogos da Seleção Brasileira. 11 St. Clair W; (416) 922-3737. 

The Office Pub – Com dois endereços na cidade, irá oferecer pint (caneco) de cerveja Heineken a C$ 6,50 e cardápio especial para o almoço, com chicken wings (asinhas de frango) a C$ 10, além do sorteio de uma viagem a Amsterdã, a ser sorteada no último dia da Copa do Mundo. 117 John St; (416) 977-1900 e 7 King St E; (416) 827-1815.

Vizinhanças para festejar os gols da Seleção Canarinho durante a Copa do Mundo:

Little Portugal – ancorada pelas ruas Dundas Street W entre as ruas Ossington e Lansdowne. A festa também costuma rolar solta nos redutos italianos, mesmo com a Itália fora da competição: Little Italy (College St entre as ruas Bathurst e Ossington) e Corso Itália, ao longo da avenida St. Clair Avenue W, entre a Dufferin St Caledonia Rd.

Vai Brasil!