DESFRUTE DE TORONTO – NA ÁGUA!

Situada nas margens do magnífico Lago Ontário, Toronto é o lugar ideal para praticar esportes com remos de muitos tipos.

Encontrar um hotel

Duvida-se que os instrutores de surfe Duke Kahanamoku e Leroy e Bobby AhChoy tenham previsto que a modalidade de esporte Stand Up Paddleboarding (sigla SUP, remar de pé sobre uma prancha), inventada em Waikiki na década de 40, seria uma tendência em Toronto sete décadas depois. Não apenas as nossas praias, lagoas de ilhas, lago e rios oferecem muitas oportunidades para desfrutar do SUP, mas também das práticas de canoagem e caiaque.

Photo: @glibz

VISITE AS LAGOAS DA ILHA DE TORONTO

Alugue uma canoa, um barco a pedal ou um caiaque na casa dos barcos, situada na Ilha de Toronto, e explore as lagoas escondidas no arquipélago de ilhas minúsculas onde vivem cisnes, gansos, 35 espécies de peixes, tartarugas e outros anfíbios. A casa dos barcos está situada próximo à doca da Ilha do Centro. Ligue para (416) 397-2628.

EXPLORE O RIO HUMBER EM CAIAQUE, CANOA OU SUP

Imagine que você está flutuando rio abaixo e avista uma garça azul mesmo dentro da cidade. Toronto Adventures oferece viagens guiadas (você também pode alugar uma embarcação para uma excursão autoguiada), bem como lições para principiantes. Duas excursões a considerar: A viagem pelo Rio Humber envolve remar moderadamente até à desembocadura do rio no Lago Ontário. Há também uma viagem ao pôr do sol, pelo Rio Humber abaixo, e que leva os remadores ao longo da margem do Lago Ontário até à praia Sunnyside. As partidas têm início no Parque King’s Mill, situado apenas a alguns minutos a pé da estação de metrô Old Mill.

CANOAGEM NO RIO ROUGE

O Parque Urbano Nacional do Rouge é o maior parque urbano da América do Norte. Quase 80 quilômetros quadrados repletos de animais selvagens e espécies de plantas – e ainda um acampamento urbano. Com suas águas brandas, o Rio Rouge é ideal para praticar canoagem. Há vários locais de entrada no Parque Rouge, mas se você está pensando em canoagem, use a entrada do acampamento situada em 1749 Meadowvale Road, Scarborough.

DICA: Os visitantes podem alugar canoas, caiaques e pranchas de SUP na loja Mountain Equipment Co-op, em North York (784 Sheppard Avenue East). A loja situada no centro da cidade (440 King Street West) aluga pranchas de SUP.

REMAR PARA ASSISTIR AO CONCERTO

Este verão, os fãs das bandas Iron Maiden, Kings of Leon e Deftones podem combinar o remo com sua admiração pela música metal. Os participantes se encontram em Sunnyside de Adventure Toronto, escolhem um caiaque, uma canoa ou uma prancha de SUP e, depois, seguem o guia remando ao pôr do sol até o local do concerto no palco Budweiser, situado junto ao Lago Ontário, onde os remadores desfrutam de quase 45 minutos de música ao vivo antes de voltarem. As embarcações estão equipadas com iluminação.

IOGA DENTRO DE ÁGUA NAS PRAIAS

Combine sua admiração por ioga com a prática de SUP. Experimente os movimentos enérgicos, a tranquilidade e o treino de corpo inteiro durante uma aula de ioga dentro de água, na região de Beaches, em Toronto. Inscreva-se para SUP-ioga de Onda Suave ou Pilates-SUP. As aulas são oferecidas no Clube de Regatas Ashbridges Bay ou no local Hubbard, junto ao calçadão.

PASSEIO A REMO COM VISTA PARA OS PENHASCOS CATEDRAL

Junte-se com o pessoal às segundas-feiras, em Osha Osha (ou reserve uma excursão particular) para uma saída de cinco horas a remar. Os participantes com experiência encontram-se na Praia Kew-Balmy e remam todo o caminho até o Parque Bluffers. As vistas são magníficas e há alguns bons locais para comer nesse parque, onde os participantes poderão encher seu estômago antes de remarem de volta ao ponto de partida. Outra opção à segunda-feira para os praticantes experientes de SUP é a viagem de 15 km desde o Parque Budapest (em Lake Shore Boulevard West), que atravessa as águas abertas, até Hanlan’s Point, na Ilha de Toronto.

PADDLING TOUR OF BLUFFERS PARK /
PADDLE BOARD ADDICT

PASSEIOS ÚNICOS (CURTOS) A REMO PELO PARQUE BLUFFERS

A escola Paddle Board Addict oferece uma viagem de uma hora a remo, com vistas panorâmicas das margens do lago e dos belos penhascos de Scarborough Bluffs – bem como uma passagem rápida pela comunidade Float Home, no Parque Bluffers, onde grupos de barqueiros vivem durante todo o ano. A Loucos por Remo (Paddle Board Addict) também oferece uma viagem noturna de uma hora e meia, em pranchas SUP especialmente desenhadas com iluminação incorporada.

PADDLE TORONTO /
HARBOURFRONT CANOE & KAYAK CENTRE

UMA VERDADEIRA EXPERIÊNCIA CANADENSE

O programa Paddle Toronto Paddle Toronto atrai canoeiros, remadores de caiaque e de SUP, de nível básico, intermédio e avançado. Para marcar o 150º aniversário do Canadá, experimente um momento do patrimônio canadense na água – a canoa dos voyageurs. As viagens ao pôr do sol à sexta-feira, em canoas que replicam as dos voyageurs (com um espaço máximo para 17 pessoas) não exigem experiência de remo. Uma demonstração de 30 minutos sobre segurança e remo faz parte da viagem de duas horas e meia. Ao fim de semana, as viagens são às 14h00.

NAVEGAR NO LAGO ONTÁRIO

Você nunca navegou? A experiência de navegação de 3 horas, oferecida pela empresa Gone Sailing Adventures (no Lago Ontário), não exige experiência anterior. Passe algum tempo aprendendo a arte de navegar com amigos e família no iate de 41 pés Australian Kiss.

APRENDA A ARTE DE REMAR EM CAIQUE NO LAGO

A empresa The Complete Paddler, sediada na região oeste de Toronto, oferece diversas excursões e programas instrutivos. O curso “Introdução à prática de caiaque em lagos”, que dura o dia inteiro, acontece em sábados específicos (reserve antecipadamente).