Porque junho é tudo de bom em Toronto (dica: lotado de festivais!)

Que diferente é Toronto no inverno e no verão, hein? E você ainda não viu nada, porque o verão mesmo ainda nem começou. Na folhinha, ele só começa dia 21 de junho mas, no calendário de eventos da cidade, e nas temperaturas de final de primavera, ele já está para ficar. Nada de dormir até tarde ou ficar muito tempo indoor, porque, assim como é quente também é curto, e tem muita coisa boa para aproveitar, como lê-se, abaixo. Preparado?

1 a 29 de junho

Pride Toronto – Um dos maiores movimentos LGBTQ do mundo, com comemorações durante o mês inteiro de junho, tendo início no dia 1º do mês, quando a bandeira colorida do movimento, a Rainbow Flag, é hasteada na frente da prefeitura da cidade. De calendário festivo extenso, os eventos mais populares são: a marcha Dyke March e a Pride Parade, dia 24. A parada tem início na esquina entre as ruas Yonge e Bloor Street e termina no quarteirão Yonge-Dundas Square, levando aproximadamente três horas para concluir o percurso (das 14h às 17h). Não esqueça de levar água, comidinhas e nem pensar em dispensar o filtro solar!

6 a 24 de junho

Luminato – Arte que surpreende nos mais surpreendentes lugares. Isto é Luminato, quando Toronto é “tomada” por todos os tipos de artes, de dança, música à artes cênicas e visuais, em 19 dias de festival, com artistas locais e do mundo. Confira o nosso post sobre o evento.

7 de junho

Creemore Street Pub – O que era para comemorar os 30 anos de umas das cervejarias locais mais famosas de Ontário, a Creemore Springs, acabou virando evento anual! Neste segundo ano, vai fechar novamente a rua Lombard Street, no centro de Toronto, numa festa com música, comida e, claro, cerveja. 2 Lombard Street; Gratuito, paga-se somente pela consumação; Para toda a família. Das 16h às 21h

8 a 10 de junho

A Tavola – Festival da gastronomia italiana no Ontario Place, com café da manhã especial, para quebrar o regime com estilo: fusão de pizzas, massas e os típicos doces cannoli, ao som de música ao vivo e tendo como cenário as águas plácidas do lago Ontário. Sinta-se de férias e esqueça as calorias, bella. West Island Ontario Place, 955 Lake Shore Blvd West; Evento para maiores de 19 anos, com documento de identificação; Ingressos a C$ 9 mais consumação. 

Datas e horários:

  • Sexta-feira, 8, das 17h às 23h
  • Sábado,  9, das 11h às 23h
  • Domingo, 10, das 11h às 19h

15 a 17 de junho

Taste of Little Italy – Festival de rua de um dos redutos italianos de Toronto, conhecido como Little Italy. São três dias de festa, quando os quarteirões da famosa College Street, entre as ruas Montrose e Manning, se fecham para os carros e se abrem para os sabores da culinária e tradições italianas.

Dias e horários:

  • Sexta-feira, 15, das 18h à 1h
  • Sábado, 16, das 11h à 1h
  • Domingo, 17, das 11h às 22h

17 de junho

Yorkville Exotic Car Show – Por aqui, o Dia dos Pais é comemorado no dia 17 de junho e olha só que presentão para seu daddy: um show de car exóticos no coração do bairro mais elegante de Toronto. Com direito a carpete vermelho e máquinas dos sonhos, como Ferraris, Porsches e Lamborghinis. E o melhor? Gratuito (o show, não os carros). Bloor Street, entre a Avenue Road e Bay Street; Do meio-dia às 17h; Para todas as idades.

21 de junho

INÍCIO OFICIAL DO VERÃO NO CANADÁ! Não é nenhum evento mas, com certeza, algo a se comemorar!

22 de junho a 1 de julho

TD Toronto Jazz Festival – conhecido como um dos principais festivais de jazz da América do Norte, com mais de 1.500 músicos vindos de toda a parte do mundo, e atraindo mais de meio milhão de visitantes. Com mais de 150 concertos, gratuitos e pagos, durante os 10 dias do evento, que acontece em Yorkville, bairro tão classudo quanto o evento.

22 a 24 de junho

Redpath Waterfront Festival – Três dias de festival que acontece dentro e fora d’água, às margens do lago Ontário, com o objetivo de promover Toronto como destino portuário. Causou sensação, no ano passado, com seu pato inflável gigante flutuando nas águas do lago. Em 2018, será a vez do HTO Pendulum Wave, uma instalação feita com seis bolas de praia gigantes e motorizadas, cada uma com quase 200 cm de diâmetro. Em alusão a um pêndulo, elas ficarão suspensas no ar por uma treliça gigante, balançando de lá para cá, como se não pesassem nada, o que é pura ilusão de ótica: ao todo, a instalação tem mais de 8 mil quilos! HTO Park, 339 Queens Quay West. Evento gratuito.

Quando estiver por lá, confira estes outros eventos paralelos:

Waterfront Artisan Market – Feira ao ar livre de souvenires, bebidas e comidinhas com a participação de artesãos e chefs locais. De 19 de maio a 7 de outubro, todos os sábados (das 11h às 20h) e domingos (das 11h às 17h). Gratuito, só pagando consumação; Para todas as idades. Espere aglomeração e filas, especialmente durante finais de semanas com outros eventos acontecendo nas proximidades.

22 e 23 de junho

Wine & Spirit Festival – No canto do lago Ontário conhecido como Sugar Beach, na porção oeste da cidade, com dois dias de duração, para degustação de vinhos, cervejas, sidras e spirit, tudo num ambiente relaxante, tendo como fundo o belíssimo lago Ontário. Apesar de o evento ser somente para maiores de 19 anos (como todo evento onde há venda de bebidas alcoólicas, por aqui), ele acontece num espaço público, então crianças serão bem-vindas (não é precisar participar do evento para ficar no parque/praia). Como sempre, use o bom senso e aproveite com moderação. Ingressos a $23 (antecipado, online) ou $35 nas bilheterias, no dia do evento. O ingresso dá direito a um copo para degustação, pulseira de acesso e entrada para workshops e seminários. Os preços das degustações variam de acordo com o fabricante, entre 2 a 4 tokens ou vouchers cada (cada um vendido a $2). Use o app tokenmobile.ca para comprar tokens virtuais ou compre-os durante o evento, em dinheiro apenas.

Dias e horários:

  • Sexta-feira, 22, das 17h às 23h
  • Sábado, 23, das 12h às 22h

22 a 24 de junho

Toronto Craft Beer Festival – Já deu para perceber que os meses quentes em Toronto são sinônimos de festivais de cerveja, certo? Muitos deles. O TCBF celebra as cervejarias locais e independentes de Ontário. Tudo acompanhado de comidinhas e música boa. Evento para maiores de 19 anos, com documento de identificação. O festival também aderiu ao pagamento virtual, utilizando o app Token Mobile (tokenmobile.ca). Westland Island, Ontario Place, 955 Lake Shore Blvd West; Ingressos a partir $25 (antecipado); Evento para maiores de 19 anos, com documento de identificação.

Dias e horários:

  • Sexta-feira, 22, das 15:30h às 22h
  • Sábado, 23, das 13h às 22h
  • Domingo, 24, das 13h às 19h

23 e 24 de junho

Bud Light Dreams Um dos mais populares festivais de música eletrônica da cidade, acontece às margens do lago Ontário, cenário mais do que especial para a balada que dura dois dias. Portanto, como diria sua mãe, já sabe: mantenha-se hidratado, beba com moderação, fique com seus amigos. Leve um chapéu, óculos de sol, filtro solar, fones de ouvido, sapatos apropriados e não esqueça de comer. E leve uma blusinha. East Island, Ontario Place, 955 Lake Shore Blvd West; Ingressos a partir de $79,50; Para maiores de 19 anos, com documento de identificação; Portões abrem-se às 15h.

VIEWS. #DreamsFestival #BudLightLiving

A post shared by Bud Light Dreams (@dreamsmusicfest) on

Divirta-se!