Tem eventos que marcam uma época, um início de temporada. Para Toronto, o festival Luminato é assim, o primeiro grande evento a ocorrer durante as estações quentes do ano.
Fundado em 2007 com a intenção de celebrar toda a diversidade e riqueza cultural de Toronto, o Luminato transformou-se num dos maiores festivais de artes musicais e visuais do mundo, com mais de 3 mil apresentações e a participação de 11 mil artistas vindos de mais de 40 países. Também aumentou de tamanho, passando de 10 para 19 dias de duração, com apresentações conhecidas internacionalmente. Não é um festival, é uma festa!
A edição deste ano vai de 6 a 24 de junho, com uma seleção de 34 eventos, de peças de teatro, concertos, apresentações de dança a documentários e fórum de debates. Sim, o Luminato 2018, além de promover a arte em todas as suas formas, também nos convida à reflexão, com um programa voltado para a discussão de temas como: igualdade, direitos humanos, justiça e inclusão.
Há eventos pagos e gratuitos, ocorrendo em locais distintos da cidade, indoor ou ao ar livre. Está tudo bem explicadinho no site oficial do Luminato mas, se nos permite, vão aqui algumas sugestões!
RIOT – Peça de teatro irlandesa que vem dando o que falar, tendo garantido o prêmio de melhor produção no festival Dublin Fringe, de 2016. Ganhou turnê internacional, com paradas em Sydney, Melbourne, Nova York e Toronto, especialmente para o Luminato.
Um espetáculo eletrizante e bizarro, que mistura elementos da indústria do entretenimento com circo e drag queens para trazer uma crítica inteligente e bem-humorada do nosso mundo de hoje.
De 5 (pré-estreia) a 16 de junho
Joey & Toby Tanenbaum Opera Centre – 227 Front Street East
Ingressos a partir de $39
Swan Lake/Loch na hEala (O Lago dos Cisnes) – Leitura contemporânea do clássico de balé composto por Tchaikovsky em 1875. A adaptação é assinada por um dos principais nomes do teatro e dança da Irlanda, Michael Keegan-Dolan, que utiliza elementos da mitologia antiga e música nórdica com influências minimalistas e experimentais dos dias de hoje.
De 6 a 10 de junho
Bluma Appel Theatre – St Lawrence Centre for the Arts, 27 Front Street East
Ingressos a partir de $39
The Ward Cabaret – Premiado musical prata da casa, uma homenagem a um dos bairros mais antigos e problemáticos de Toronto, o The Ward, a primeira casa de milhares de imigrantes que chegavam à cidade no século 19. Por muitos anos, o que conhecemos hoje como Nathan Phillips Square, City Hall e Old City Hall (a prefeitura nova e a antiga de Toronto) era, na época, nada mais do que uma grande e estigmatizada favela urbana. O espetáculo traz a história daqueles recém-chegados que deixaram tudo para trás mas trouxeram consigo suas histórias, ritmos, músicas e tradições. Baseado no livro The Ward (Coach House Books), dirigido pelo músico e compositor David Buchbinder, que reuniu um grupo de artistas de Toronto para criar e encenar o espetáculo.
De 20 a 22 de junho
Berkeley Street Theatre – 26 Berkeley Street
Ingressos a partir de $ 33
Game Changers: Inspiring Women – Uma série de seis filmes-documentários, incluindo o Truth or Dare, da pop-star Madonna, para celebrar e homenagear mulheres revolucionárias que mudaram as regras na política, nas artes, nos direitos civis e além.
De 9 a 16 de junho
Hot Docs Ted Rogers Cinema – 506 Bloor Street West
Ingressos a $ 11,50
Le Grand Continental – Alguém aí gosta de dança de salão, ou os famosos passinhos? Então, não perca a apresentação desta companhia de dança, que vai transformar o espaço Nathan Phillips Square, na frente da prefeitura, num grande salão de dança ao ar livre! Com coreografia assinada pelo artista internacionalmente conhecido Sylvain Émard, de Quebec, é um show de dança contemporânea para todas as idades, convidando-nos a assistir e participar, numa after party, ali mesmo, depois da apresentação (porque não vai dar mesmo para ficar parado depois do espetáculo).
O musical teve início no festival TransAmériques em 2009, em Montreal, e já passou por Boston, Ottawa, Vancouver, Coréia do Sul, Nova Zelândia, Alemanha e Chile. Para Toronto, terá sua coreografia repaginada.
Datas:
22 de junho, sexta-feira, às 21:15h
23 de junho, sábado, às 16h e 21:15h
24 de junho, domingo, às 11h
Duração do espetáculo: 30 minutos + after party depois do evento
Gratuito
LUMINATO – De 6 a 24 de junho
Para economizar: Quanto mais shows você quiser ver, mais desconto tem nos ingressos: 15%, na compra de três shows, 20% na compra de quatro shows ou 25% na compra de cinco ingressos para apresentações diferentes.
Para maiores informações, confira a brochura online do festival.
Bom festival!
Fotos: Luminato Divulgação