CULTURE-SE: ARTES, TEATRO E EVENTOS

Toronto é uma cidade eclética e cosmopolita com uma cultura vibrante. Se você é uma pessoa interessada nas artes, no teatro ou em eventos especiais, então há sempre algo novo para descobrir!

Encontrar um hotel
Canadian Opera Company

BALÉ, ÓPERA E SINFONIA

As opções são abundantes para os apreciadores de música sinfônica. Comece na fila para o Roy Thomson Hall, sede da famosa Orquestra Sinfônica de Toronto. Os admiradores da música barroca (e além) são recebidos com raro prazer quando o coro e a orquestra barroca de Tafelmusik deliciam as audiências com suas autênticas atuações.

Ou, se você preferir, desfrute de um eclético programa de jazz, música clássica ou música do mundo no deslumbrante Koerner Hall, situado no Telus Centre for Performance and Learning, parte do Corredor Cultural da Bloor St.

No elegante centro Four Seasons Centre For The Performing Arts você poderá observar o esplendor da Companhia Canadense de Ópera onde são apresentadas produções épicas como “The Ring Cycle”. Ou maravilhe-se com a beleza e a habilidade dos bailarinos do Balê Nacional do Canadá em atuações como Cinderella, ou outras mais ousadas e dramáticas como “Um Bonde Chamado Desejo”.

EVENTOS CULTURAIS

Alguns dos festivais mais coloridos e criativos ocorrem na primavera e verão. O lançamento não oficial da temporada dos festivais é o CONTATO Scotiabank (Scotiabank CONTACT), o maior festival de fotografia do mundo que tem lugar ao longo do mês de maio. As exibições podem ser vistas por toda a cidade em galerias tradicionais, nas ruas e em espaços incomuns.

No Centro Harbourfront, há um festival diferente a cada fim de semana durante o verão. Aos fins de semana está superlotado com música, dança, arte e comidas, bem como alguns brindes inesperados.

O Festival Luminato é um evento multidisciplinar e de artes internacionais que inclui uma ampla gama de expressões criativas. Teatro, dança, literatura, artes visuais e palestras se combinam para formar uma mistura inebriante. Todos os anos há uma surpresa diferente.

Fringe, o maior festival de teatro e representação artística de Toronto, apresenta mais de 155 atuações em alguns dos locais mais inesperados da cidade.

O Carnaval Caribenho de Toronto (outrora chamado “Caribana”), uma celebração animada da cultura caribenha, culmina com um desfile, sendo considerado o maior evento do seu gênero na América do Norte.

O evento Toronto International Buskerfest é uma celebração aos melhores artistas de rua de todo o mundo, ocorrendo por quatro dias no Parque Woodbine, na fantástica comunidade de Beaches.

Nuit Blanche, um evento de arte contemporânea que dura toda a noite, domina a cidade de Toronto com uma “noite branca”, no início de outubro. Veja instalações, exibições interativas e atuações artísticas em três zonas diferentes, na noite em que milhares de pessoas saem para as ruas.

CINEMA

Com um festival de cinema ocorrendo quase todas as semanas, seja qual for seu gênero ou nicho, há sempre um festival do seu interesse. O maior e o mais esplendoroso é o Festival Internacional de Cinema de Toronto (sigla TIFF). Projetando mais de 300 filmes de todo o mundo em vários pontos da cidade, também é o maior festival de cinema público do mundo. O centro cultural TIFF Bell Lightbox, sede do TIFF, apresenta projeções e exibições focadas em filmes, durante o ano todo, tendo criado vários outros festivais cinematográficos na cidade. Um deles é o popular festival de documentários, Hot Docs, que ocorre em outro grande centro cinematográfico, o bem restaurado Hot Docs Ted Rogers Cinema.

Ou procure qualquer um entre tantos festivais com fins específicos, que ocorrem ao longo do ano, tais como o Festival de Cinema e Artes da Mídia ImagineNATIVE, o Festival Inside Out para a comunidade LGBT, o TIFF para crianças ou o Festival Internacional de Cinema Asiático.

TEATRO

Ao redor da King Street, a área dos teatros de Toronto se caracteriza por uma mistura de locais históricos, tais como o Teatro Real Alexandra e o mais recente Teatro Princesa de Gales , onde se realizaram produções populares como “A Noviça Rebelde”, “O Rei Leão”, “Os Miseráveis” e muitos outros.

Outros teatros mais pequenos salpicam a cidade, entre os quais, o Teatro para Jovensperto do mercado de São Lourenço, o Teatro Crow, na parte leste da cidade, ou até a Companhia de Teatro Soulpepper , no histórico bairro das destilarias, os quais apresentam centenas de eventos por ano, incluindo peças dramáticas, comédias, peças clássicas e cabaré.

Na esquina das ruas Yonge e Front, o Centro Sony de Artes do Espetáculo exibe atuações em grande escala, tais como o festival de comédia JFL42 e o espetáculo “So You Think You Can Dance”.

A Companhia Canadense de Teatro oferece espetáculos de teatro e dança contemporâneos. Descontos são oferecidos a pessoas com menos de 30 anos ou a grupos de 10 ou mais pessoas.

O Teatro Ed Mirvish (outrora chamado teatro Canon), inspirado no espetáculo de variedades, apresenta produções, tais como “La Cage Aux Folles” e “Beautiful – The Carole King Musical”.

Construídos pelo mesmo arquiteto que construiu o Teatro Ed Mirvish, os históricos teatros Elgin e Winter Garden são os últimos exemplos que restam no mundo de teatros de dois pisos da era eduardiana. Completamente restaurados em 1989, os teatros apresentam atualmente uma gama de eventos, entre os quais a projeção de filmes durante o TIFF, concertos e comédias musicais na época de Natal. As visitas estão disponíveis às quintas-feiras e aos sábados. O destaque vai para o teto do teatro coberto de folhas – algo imperdível.

MUSEUS

Toronto dispõe de uma variedade de museus, desde os clássicos aos peculiares. O maior museu de culturas mundiais e história natural do Canadá é o Museu Real do Ontário (sigla ROM), onde é apresentada uma exibição de dinossauros e antiguidades do Egito.

A uma curta distância do ROM, você poderá descobrir o Museu Gardiner de Cerâmica Internacional e o Museu do Sapato Bata, o qual tem uma coleção de mais de 10.000 sapatos. Outras exibições notáveis poderão ser vistas no Museu Aga Khan, no Museu do Têxtil e no Forte York, um local histórico nacional, no qual foi construído um belo centro de visitantes em 2015.

Veja obras icônicas de arte canadense, obras modernas, uma coleção sólida de navios-modelo. Ou apenas maravilhe-se com a obra-prima arquitetônica do novo edifício desenhado por Frank Gehry na Galeria de Arte do Ontário (sigla AGO).