Porque ninguém dorme em noite de Nuit Blanche

O termo Nuit Blanche signifca “noite sem dormir”, em francês. Mas bem que poderia significar, também, “magia” porque dá nome ao maior e mais encantador festival de arte ao livre de Toronto.

Com instalações nas ruas, praças, parques e locais mais improváveis; também nas principais galerias e museus da cidade, durante uma noite inteira: do pôr do sol de um dia até o amanhecer do outro. O melhor? Acessível, para todas as idades e gratuito.

A edição deste ano do Nuit Blanche contará com 90 instalações de arte, criadas por 400 artistas nacionais e internacionais, com o tema Continuum: a sempre presente renovação da noite para o dia, de experiências e ideias, trazidas à luz pelos artistas participantes.

Um dos destaques é o Lunar Garden (Jardim Lunar), do artista nova-iorquino Daniel Arsham, instalado no espaço Nathan Phillips Square. Interativo e em larga escala, reinterpreta um jardim japonês tradicional com cores, esculturas e uma partitura musical criada pela artista nativa, Charlotte Day Wilson.

Como curtir o Nuit Blanche Toronto

Seguindo a expansão do festival que se deu no ano passado, que saiu do core da cidade rumo à bairros mais afastados, o Nuit Blanche 2019 ocorrerá em nove vizinhanças distintas: Scarborough, Don Mills, East Danforth, Bloor-Yorkville, Waterfront, Downtown, Sterling Road, West Queen West e Fort York.

Como parte do festival, instituições culturais importantes e até restaurantes badalados de Toronto ficam abertos durante toda a duração do evento, com projetos e exibições especiais, como:

  • Museu ROMIt’s Alive! : uma das mais extraordinárias coleções de posteres de filmes de terror e sci-fi do mundo, adquiridos ao longo de 30 anos, pelo guitarrista Kirk Hammett, da banda de heavy metal Metallica. 100 Queen’s Park;
  • Restaurante Drake 150Kaleidoscope: A Social Media Trinity : com uma instalação de arte lembrando um caleidoscópio gigante, tendo como fundo projeções de contas de Instagram e Facebook, o artista Alejandro Figueroa nos convida a refletir sobre a necessidade  de validação social e autopromoção na era digital. 150 York Street.

Quentinho, juntinho e confortável

Algumas dicas para curtir o festival Nuit Blanche sem desconforto:

  • Estamos no outono, e as noites nesta época do ano já estão bem frias. Agasalhe-se bem, com todos os apetrechos para a estação: jaqueta e meias grossas, touca, luvas, cachecol;
  • Alterne o passeio entre instalações ao ar livre com exibições indoor, principalmente se estiver com crianças. Paradas para um chocolate quente fazem-se obrigatórias!
  • Caminha-se muito durante o Nuit Blanche, já que o festival ocorre em dezenas de pontos no centro e bairros vizinhos. Planeje sua noite utilizando o mapa interativo do evento, com a localização de cada projeto, o endereço das instituições participantes e dos postos de informações que funcionarão durante todo o evento. Se estiver com crianças, lance mão do carrinho de bebê, sem esquecer uma mantinha;
  • Para uma caminhada mais segura, algumas das principais ruas do core de Toronto estarão fechadas para o trânsito, como: trechos das ruas Queen Street West, Bay Street, Queen’s Park Crescent e McCaul Street.
  • Espere aglomeração, principalmente nas instalações dos pontos mais turísticos de Toronto, como: o espaço Nathan Phillips Square e o quarteirão Yonge-Dundas Square. Todo ano, o evento leva mais de um milhão de pessoas às ruas;
  • Uma dica valiosa, principalmente, para aqueles que estiverem com crianças ou idosos, é passar por estes locais logo que o Nuit Blanche começa, por volta das 19h. Para os mais aventureiros, mas que detestam multidões, visite-os de madrugada, lá pelas 5 da manhã (lembrando que o evento vai até às 7h).

Além da linha de ônibus Blue Night Network  que opera a noite toda, as linhas 1 (Yonge-University), 2 (Bloor-Danforth) e 3 (Scarborough) do metrô também funcionarão durante toda a duração do festival:

  • Linha 1 (Yonge-University) funcionará a noite toda, da estação Vaughan Metropolitan Centre à estação Finch;
  • Linha 2 (Bloor-Danforth) funcionará a noite toda, da estação Kipling à estação Kennedy;
  • Linha 3 (Scarborough) funcionará a noite toda, da estação Kennedy à estação Midland. Embarque gratuito para esta linha de metrô, somente pela estação Scarborough Centre.

Os passes Day Pass/Group, para uso por um dia, seja por um só usuário ou grupo de pessoas, que for adquirido no dia 5 de outubro poderá ser utilizado até às 7h do dia seguinte.

Fotos: Nuit Blanche Divulgação

Bom Nuit Blanche!