De outono a Halloween, outubro é todo cor e diversão em Toronto!

Outubro é o primeiro mês inteiro de outono, uma das estações mais lindas de se ver no Hemisfério Norte. É, também, mês do feriado de Thanksgiving, Halloween e oportunidade para um respiro depois de todo o agito do verão e antes da correria das festas de fim de ano, só que não.

O calendário de eventos para o mês está lotado de coisa boa! Descansar? Só depois que voltar das férias!

Aproveite o frio ameno e dias de calor inesperado dos primeiros dias de outono e vá passear por Toronto, apreciar o colorido da estação e os eventos especiais para o mês na cidade, como contamos, abaixo:

Até 31 de outubro

O Halloween, ou Dia das Bruxas, é só dia 31, mas os torontonianos já começam a enfeitar suas casas e comércios para o evento no comecinho do mês. Reserve um bom espaço no celular para fotos das decorações assombrosas e pra lá de criativas, e para o dia 31, especialmente, quando as crianças saem pelas ruas, fantasiadas, batendo de porta em porta pedindo doces, o famoso “Trick or Treat” (Guloseima ou Travessura).

1 de outubro a 11 de novembro 

Toronto Chocolate Festival – Sim, um festival de mais de um mês de duração, dedicado somente a ele: o chocolate, em todas as formas e combinações! Na programação: chá da tarde no tradicional The OMNI King Edward Hotel, feiras, tours e jantares temáticos, harmonização de chocolate com vinhos e cervejas, entre outras delícias. Confira o calendário oficial do evento.

2 a 23 de outubro

World Press Photo Exhibition 2018 – A exibição itinerante de fotojornalismo, que viaja o mundo, passando por mais de 100 localidades em 45 países, é composta por retratos premiados, parte do World Press Photo, o maior e mais prestigiado concurso anual de fotografia de imprensa do mundo. Em Toronto, ocorre no Brookfield Place, um dos prédios mais fotogênicos da cidade. Diariamente, das 9h às 21h, gratuito. Brookfield Place, Allen Lambert Galleria, 181 Bay Street, metrô Union.

3 de outubro

Maple Leafs Tailgate Party – Festa do time de hóquei da cidade em comemoração ao início da temporada 2018/2019, com sorteio de prêmios, incluindo ingressos para os jogos. Na frente do estádio Scotiabank Arena (antigo ACC), horas antes do jogo de abertura da temporada, com os Leafs enfrentando o arquirrival Montreal Canadien. Maple Leaf Square, 17h, gratuito.

A partir de 5 de outubro 

Cinesphere Film Series – Esta é para os nostálgicos dos anos 80:  a partir de 5 de outubro até a primavera de 2019, o Cinesphere, cinema IMAX do complexo Ontario Place, às margens do lago Ontário, estará apresentando filmes clássicos daquela década, e outros mais novinhos ao longo da programação. Abrindo a temporada, o clássico “Top Gun” (1986), remasterizado e em 3D. Outros títulos: “De Volta para o Futuro” (1985), “Ghostbusters” (1984), “Alien” (1979), “Aliens” (1986), “Blade Runner: The Final Cut” (2007), “Blade Runner 2049 : The IMAX Experience” (2017), “O Quinto Elemento” (1997) e “Duro de Matar” (1988). Este último, considerado o filme de Natal preferido dos norte-americanos, com exibição especial nos dias 21, 22 e 23 de dezembro. Ontario Place, 955 Lake Shore Boulevard West. Promoção no preço do estacionamento para o evento.

8 de outubro

Feriado de Thanksgiving – Tal qual o vizinho Estados Unidos, o Canadá também celebra o Thanksgiving (Dia de Ação de Graças), mas em data diferente: antes do feriado americano, sempre na segunda segunda-feira de outubro. Ambos com o mesmo significado: no passado, para agradecer um ano de boa colheita. Atualmente, uma data a ser celebrada entre família e amigos. Mas o famoso jantar com peru, como no nosso Natal, este acontece nos dois países. Vários restaurantes de Toronto oferecem cardápio especial para o feriado de Thanksgiving, com peru assado e os acompanhamentos mais populares: purê de batata ou abóbora, o recheio do peru, geléia de cranberry e o tradicional molho gravy.

12 a 14 de outubro

Waterlicht – O espaço de entretenimento The Bentway, debaixo da via expressa Gardiner, será virtualmente “inundado” com ondas em cascata de luz azul, num espetáculo visual ilustrando o poder universal e a poesia da água. A paisagem de sonho, assinada pelo artista holandês Daan Roosegaarde, é criada através do uso imaginativo de luzes LED, softwares e lentes especiais, num show que, devido sua natureza única, só poderá ser visto após o por do sol. A amostra tem o intuito de promover a conversa sobre a importância da água potável, da responsabilidade ambiental e mudanças climáticas. Parte do projeto If, But, What If?, com mais sete obras, que explora o que poderia ser, o que deveria ser e o que talvez nunca será, na cidade de Toronto, sempre em constante evolução250 Fort York Blvd, ao lado do Fort York Visitor Centre, entre a Strachan Avenue e Bathurst Street; Das 19h às 23h; Gratuito.


19 a 21 de outubro

Cask Days Beer Festival – Mais um festival de cerveja? Mas este é diferente: o 14º Casks Days Cask-Conditioned Beer Festival reúne produtores de cervejas de barril, produzidas como nos primórdios: com fermentação natural no barril, não pasteurizada, não filtrada e carbonada de modo natural. Serão três dias de festival, no espaço Evergreen Brickworks, com produtores do Canadá e Estados Unidos oferecendo mais de 400 tipos de cervejas e sidras. Para acompanhar, comidinhas assinadas por aclamados restaurantes da cidade, como: Birreria Volo, El Rey Mezcal Bar, Harry’s Charbroiled, Montgomery’s Restaurant, PG Clucks, Tennessee Tavern. Evergreen Brick Works, 550 Bayview Ave.

O evento é dividido em cinco sessões, somente para maiores de 19 anos, exceto a sessão de domingo (Volo Beer Garden), para famílias. Ingressos entre C$ 30 a C$ 200, vendido apenas online (crianças de até 12 anos não pagam entrada).

  • Sessão 1: Sexta-feira, dia 19, das 13h às 17h
  • Sessão 2: Sexta-feira, dia 19, das 20h à meia-noite
  • Sessão 3: Sábado, dia 20, das 13h às 17h
  • Sessão 4: Sábado, dia 20, das 20h à meia-noite
  • Volo Beer Garden: Domingo, dia 21, das 13h às 18h

Bom Passeio! 

 

Siga-nos no Facebook e no Twitter para dicas de lugares e atrações imperdíveis em Toronto!