Como curtir mais um mês inteiro de verão em Toronto!

Agosto, na América do Norte, é um mês que nos gera sentimentos conflitantes: apesar de ainda ser verão é, também, o anterior ao início do ano letivo que, por aqui, começa em setembro, e o último inteiro da estação. Mas, apesar do gostinho de que está acabando, a festa ainda nem chegou na metade!

O que não falta em Toronto é festival de rua, música, programas culturais, feirinhas, até torneio de tênis. E sol, muito sol, pra acompanhar!

3 a 11 de agosto

Rogers Cup Toronto – Desde 1881, para os homens, e 1892, para tenistas mulheres, os melhores deste esporte têm se enfrentado nas quadras de Toronto e Montreal (somente o torneio de Wimbledon e o Aberto dos Estados Unidos são mais antigos que o torneio canadense).

Todo ano, Montreal e Toronto se alternam para receber os melhores jogadores masculinos e femininos de tênis. Em 2019, serão as tenistas a jogarem por aqui, com a presença confirmada de grandes nomes do esporte, como: a veterana Serena Williams, vencedora de 23 torneios do Grand Slam, a romena Simona Halep, que acaba de ganhar o torneio de Wimbledon e joga para defender o título de campeã do Rogers Cup, conquistado no ano passado ao vencer a americana Sloane Stephens, em Montreal, além da jovem Bianca Andreescu, de Toronto, e Ashleigh Barty, número 1 no tênis feminino mundial.

Os ingressos para as partidas custam a partir de C$ 25 (especial para o dia de abertura), mas os dois primeiros dias, de treino classificatório, têm entrada franca; boa oportunidade para conhecer o Aviva Centre e ver as atletas em ação. 1 Shoreham Drive, North York, metrô Pioneer Village, a cinco minutos do estádio. Novidade para este ano: Apresente seu ingresso para o torneio na bilheteria desta estação de metrô e viaje de graça.

9 e 10 de agosto

Roundhouse Craft Beer Festival – Um dos mais animados festivais ao ar livre de cervejas artesanais em Toronto de volta na edição de verão (há, também, a edição de inverno, em pleno fevereiro, mas nos mesmos moldes: do lado de fora!).

Sediado pela cervejaria Steam Whistle, que funciona no Roundhouse Park, tendo como vizinhos a Torre CN, o Ripley’s Aquarium e o estádio Rogers Centre, o festival foi criado para promover as microcervejarias de Ontário. Para acompanhar, comidas de food truck, jogos, shows ao vivo e DJs.

Mesmo que você não goste de cerveja, vale ir pela animação e pelo lugar: a fábrica da Steam Whistle funciona dentro do prédio da antiga estação de trem Canadian Canadian Pacific Railway Don Station, construída em 1929. Ainda dá para ver a arquitetura original da época, assim como algumas locomotivas e os trilhos da antiga estação ao redor do prédio, parte do acervo do vizinho, o Toronto Railway Museum. Horário: Sexta-feira, 9, das 16h às 23h e domingo, 10, das 12h às 18h.; Ingressos: C$ 25 online. Com exibição de filme indoor na sexta-feira à noite.

9 a 11 de agosto

Taste of Danforth – O maior festival de rua do Canadá, atrai mais de 1,5 milhão de pessoas durante seus três dias de duração. Acontece ao longo da avenida que dá nome ao evento, na área conhecida por Greektown, por concentrar a maior parte dos imigrantes gregos, na cidade.

A principal atração do festival é, sem dúvida, a culinária grega, com cardápios degustação vendidos a partir de C$ 6, mas há também dezenas de atrações e atividades para toda a família, com palcos para apresentações de dança, espaço com diversões para as crianças e até shows de Bollywood. Chegue cedo, espere aglomeração e prefira o transporte público, pois é quase impossível conseguir uma vaga para estacionar por lá durante os dias do festival.

Precisando ir de carro, a dica é deixá-lo em um dos estacionamentos do metrô, gratuitos durante os finais de semana, abertos até às 2 da manhã. Se estiver em família, compre um Day Pass para utilizar o transporte público, que pode ser usado no sábado ou domingo por até 6 pessoas (máximo dois adultos de até 19 anos, crianças menores de 12 anos de idade não pagam passagem). Danforth Avenue, metrôs Broadview, Chester ou Pape. Sexta-feira, 9, das 18h às 23h, sábado, das 12h às 23h, domingo, das 12h às 22h. Gratuito.

10 de agosto

Vegandale Fest –  De cerveja a vinho, sorvete a queijo, hambúrguer e outras comidinhas, tudo 100% à base de plantas neste festival gastronômico ao ar livre. Chegue com fome e cheque a previsão do tempo para sair preparado: filtro solar ou sombrinha, e a toalhinha xadrez para o piquenique. Fort York, Garrison Common, 250 Fort York Boulevard; Horário: Sábado, das 11h às 19h: Ingressos a C$ 10 (gratuito para crianças até 12 anos de idade, acompanhadas de adulto pagante).

11 de agosto

Wild Blueberry Festival – O festival de blueberries selvagens está de volta no complexo Evergreen Brick Works, em sua segunda edição, trazendo mais de 20 expositores, entre chefs, produtores e até fabricantes de bebidas (sidra de blueberries?). Saiba mais sobre esta espécie, uma das mais antigas berries da América do Norte, além de degustá-la nas mais diversas formas, de tortas, sorvetes, sucos aos famosos scones. Evento família, com atividades para a criançada. Evergreen Brick Works, 550 Bayview Avenue, com estacionamento no local, traslado saindo da estação Broadview ou de ônibus, linha #28 Bayview South, saindo da estação de metrô Davisville; Horário: das 10h às 15h; Gratuito.

11 e 12 de agosto

Sweetery Toronto – O maior festival do país quando o assunto é doce, sobremesas e afins. no coração do Distrito do Entretenimento. Criado por chefs, estudantes de gastronomia do George Brown College, artistas e foodies de Toronto e com parceria do banco de alimentos Second Harvest. Nos seus dois dias de duração, shows ao vivo, barraquinhas de doces e cinema ao ar livre, com o filme Alladin, a ser exibido no sábado, dia 10, às 21h. Evento gratuito. David Pecaut Square; metrô St. Andrew; Horários: Sábado, 10, das 12h às 23h, Domingo, 12, das 12h às 21h.

16 de agosto a 2 de setembro

CNE – “Welcome to The Ex!” Você vai começar a ouvir bastante esse jingle, que é a chamada para o CNE (Canadian National Exhibition) ou “The Ex”, apelido carinhoso dado pelos locais ao evento anual que acontece nos Exhibition Place nos 18 dias que antecedem ao feriado de Labour Day (Dia do Trabalho), comemorado na primeira semana de setembro.

É, sem dúvida alguma, o evento mais querido dos torontonianos, também o mais aguardado, parte da memória de infância de gerações, passada para as seguintes.

Tem de tudo na CNE: de parque de diversões (com direito a barraquinhas de jogos com bichos de pelúcia como prêmio) a shows de acrobacias, fazenda com animais de verdade, cassino, galpão gastronômico e pavilhões fazendo as vezes de um imenso mercadão, vendendo toda a sorte de produtos: de band-aids a sofás, DVDs a eletrodomésticos, moda a livros e DVDs. Como se não fosse suficiente, a The Ex termina com um mega show aéreo nos três últimos dias do evento. Exhibition Place, 100 Princes’ Boulevard, Toronto

Os ingressos já estão a venda online, com preço promocional até dia 15 de agosto. Ingressos a partir de C$ 10. Crianças de até 4 anos de idade não pagam entrada. Passes gratuitos para crianças de 5 a 13 anos podem ser adquiridos até 15 de agosto, o que dá direito a entrada ao parque; atrações à parte.

18 de agosto

Open Streets TO – Movimento inspirado na Ciclovia, de Medellin, na Colombia, onde principais avenidas da cidade são fechadas para os carros e abertas para os pedestres. Vale andar, correr, pedalar, se exercitar ou não fazer nada. O importante é ocupar este espaço destinado aos veículos e ter uma visão diferenciada do que o cerca. Em 2016, o evento levou mais de 80 mil pessoas, literalmente, às ruas. Ao todo, são 10 quilômetros de ruas do centrão de Toronto (na região do quarteirão Yonge-Dundas Square, uma porção das ruas Yonge Street e Bloor Street ) destinadas para o Open Streets TO. Quem perder esta edição, poderá participar da próxima, marcada para o dia 15 de setembro. Arredores da esquina das ruas Yonge St e Bloor St; Horário: das 10h às 14h; Gratuito.

22 a 25 de agosto

Fan Expo Canada – Maior evento de quadrinhos, SCI-FI, terror, animação e games do Canadá e terceiro maior da América do Norte. Com atividades para toda a família e fãs mais aficionados, incluindo a presença de celebridades, como algumas confirmadas para este ano: o ator Jeff Goldblum, de Jurassic Park e Jim Lee, um dos mais respeitados desenhistas do mundo, co-editor da DC Comics. Metro Toronto Convention Centre (ao lado da torre CN e do Ripley’s Aquarium, com estacionamento e conexão subterrânea, pelo PATH, à estação de metrô Union). 255 Front Street West; Quinta-feira, 22, das 16h às 21h, sexta-feira, 23, e sábado, 24, das 10h às 19h, e domingo, das 10h às 17h. Ingressos a partir de C$ 25, crianças de até 5 anos de idade entram de graça. Cupom-desconto para crianças entre 6 a 12 anos de idade.

24 e 25 de agosto

Toronto Cider Festival – Nem só de festival de cervejas vive o verão de Toronto. No final de agosto, a cidade sedia o Toronto Cider Festival, dedicado à sidra, bebida alcoólica feita do sumo fermentado da maçã. Serão 100 tipos de sidras de marcas canadenses e estrangeiras num evento ao ar livre numa das praias mais populares da cidade, Sugar Beach. Com tema country, shows ao vivo, lareira outdoor, gente bonita e muita animação (sim, também haverá cerveja por lá!). Sherbourne Common, 61 Dockside Drive (a 15 minutos de caminhada da Union Station ou, partindo da estação, duas linhas de ônibus: Bay Street #6 Southbound e Sherbourne St. #75 Southbound. Desça na parada Sherbourne Common na esquina das ruas Queens Quay e Sherbourne; Horários: o festival é dividido em três sessões: Sexta-feira, 24: Sessão 1, das 18h às 23h; Sábado, 25: Sessão 2, das 11h às 16h e Sessão 3, das 18h às 23h; Ingressos: a partir de C$ 48; Evento para maiores de 19 anos.

Ainda dá tempo

Até 27 de outubro

Kensington Market Pedestrian Sundays – Entre maio a outubro, o último domingo do mês no Kensington Market, bairro com cara de mercado, cheiro de mercado, vibe de mercado e nome de mercado mas que não é mercado, tem suas ruas principais fechadas para carros e abertas para pedestres, barraquinhas, performances e muita festa no maior jeitão de, isso mesmo, mercado! Gratuito, do meio-dia às 19h.

Bom Passeio!

Siga-nos no Facebook e no Twitter para dicas de lugares e atrações imperdíveis em Toronto!