As 5 melhores pistas de patinação de Toronto

Estando em Toronto no inverno, patinar numa de suas pistas de gelo a céu aberto chega a ser tão imprescindível quanto visitar a cidade, em qualquer estação do ano, e conhecer a CN Tower. Não tem como deixar de fazer; a viagem, simplesmente, não será completa.

Para ajudar, destacamos as cinco pistas mais famosas e pitorescas da cidade (imagine patinar debaixo de um viaduto ou na frente da prefeitura da cidade?), todas elas com acesso gratuito. Não tem patins? Não tem problema: todas elas oferecem aluguel de equipamentos e acessórios. Aproveite, porque a temporada de patins no gelo só vai até a terceira semana de março!

Evergreen Brick Works – A Koerner Gardens, pista de patinação deste belíssimo complexo de entretenimento às margens da rodovia Don Valley Park (DVP), foi totalmente reformada, reaberta no final de 2018. Apesar de pequena e um pouco mais afastada do centro, é um charme só, valendo uma visita. Funcionando dentro de um dos galpões da antiga olaria, tem telhado vazado, deixando entrar os raios do sol. Com um jardim bem no meio, fazendo-a parecer mais uma trilha circular do que pista, e praça de alimentação ao lado, com barraquinhas de comidas diversas (incluindo churros) e chocolate quente, é claro.

Entrada gratuita, com aluguel de patins a C$ 5. Crianças de até 6 anos deverão usar capacete de hóquei aprovado pela CSA (Canadian Standards Association), disponíveis, para uso gratuito, no local. Horários: De sexta-feira à domingo, das 10h às 17h, até 18 de março. Aberta no feriado de Family Day, segunda-feira, dia 18 de fevereiro, e todas as quartas-feiras à noite, das 17:30h às 21h, até 20 de fevereiro. 550 Bayview Ave (às margens da rodovia Don Valley Park). Com estacionamento no local, traslado saindo da estação de metrô Broadview ou ônibus 28 Bayview saindo da estação de metrô Davisville. 416-596-1495 x405.

Nathan Phillips Square – Sim, este rinque de patinação lota durante as noites e finais de semana, mas por uma boa razão: está situado no espaço mais popular de Toronto, na frente da prefeitura da cidade, tendo ao fundo o agora icônico letreiro TORONTO. Costuma estar mais calmo na hora do almoço, durante a semana. Abre todos os dias, das 10h às 22h. Com aluguel de patins no local, a C$ 10 dólares (adulto) e C$ 5 (crianças), por duas horas. 100 Queen Street West, metrôs Queen ou Osgoode. 647-380-1921. 

Natrel Rink – Uma das pistas de patinação no gelo mais tradicionais da cidade, com mais de 30 anos de existência, também com uma das vistas mais bonitas, situado na beira do lago Ontário, parte do Harbourfront Centre. Com balada comandada por DJs, todos os sábados, das 20h às 23h, até 16 de fevereiro. De domingo a quinta-feira, das 10h às 22h, sextas-feiras e sábados, das 10h às 23h. Aluguel de patins a C$ 5 (para crianças de até 12 anos) e C$ 10 (acima de 13 anos de idade). Harbourfront Centre, 235 Queens Quay West, streetcars (bondes) linhas 509 Harbourfront ou 510 Spadina. 416-954-9866.

Ontario Place – A pista de patinação no gelo do complexo de entretenimento Ontario Place funciona a céu aberto, mas não depende do tempo para funcionar, por ser feita de material sintético. Mas, como todas as outras, também tem skate party aos sábados e alguns domingos, havendo neve ou não. Aproveite para visitar o festival de luzes Winter Light Exhibition ou pegar um filminho no Cinesphere, o primeiro cinema IMAX permanente do mundo. Às sextas-feiras, das 17h às 23h; sábados, das 15h às 23h e domingos, das 15h às 22h. Com aluguel de patins (por duas horas): C$ 10 (adultos) e C$ 5 (crianças até 12 anos). 955 Lake Shore Blvd. West. 416-314-9900.

The Bentway Skate Trail – Trilha de patinação em forma de oito, inaugurada no início de 2018, funcionando debaixo do elevado Gardiner Expressway, uma das mais importantes e movimentadas vias expressas de Toronto. Com festas embaladas por DJs às sextas-feiras, equipamentos e aulas de patinação gratuitos, toda quinta-feira. Quando a fome, o frio ou os dois baterem, aqueça-se nos espaços climatizados, saboreando um café, chocolate quente ou um hot apple cider, a famosa sidra de maçã, tão popular, por aqui.

Ao lado do Fort York National Historic Site. Em funcionamento até 18 de fevereiro. Aos sábados, das 17h às 21h, até 16 de fevereiro. Aulas cortesia, todas as quintas-feiras, às 18h (crianças) e às 19h (adultos). Aluguel de patins (por duas horas): C$ 5 (para crianças de até 12 anos) e C$ 10 (acima de 13 anos de idade), gratuito às quintas-feiras. 250 Fort York Blvd. 416-304-0222.

Importante: Agasalhe-se bem para que a curtição não tenha que acabar mais cedo e fique atento à previsão do tempo: os horários acima estão sujeitos à mudanças devido às condições climáticas. Ligue antes para se certificar.

Bom Passeio!

Siga-nos no Facebook e no Twitter para dicas de lugares e atrações imperdíveis em Toronto!