10 restaurantes veganos para surpreender seu paladar!

O veganismo não para de crescer em Toronto, caindo no gosto até dos mais ferrenhos apreciadores de um bom churrasco, de carne.

Novos restaurantes não param de abrir na cidade, das mais diversas culinárias e estilos: de sobremesas a clássicos, todos veganizados: de tacos a hambúrgueres,  fish & chips (filé de peixe frito com fritas), cheesecake e aos que apostam em cardápios onde não há espaço para fake meat (carne de mentira), com legumes e verduras brilhando do jeitinho que vieram ao mundo.

Away Kitchen + Cafe – Ocupando um prédio de esquina que alojou um Starbucks por muitos anos, no bairro Little Italy, um dos redutos italianos de Toronto. Com cardápio colaborativo, feito por todo o staff, que inspira-se nas mais diversas cozinhas, como o lanche de seitan (linguiça vegana), adaptado de uma receita tailandesa de embutido de carne. 680 College Street.

Parka Food Co. – Nada de saladas ou fake meats. Para o chef deste fast-food vegano na região da eclética Queen West, legumes e verduras têm de brilhar como são. No cardápio, hambúrgueres de cogumelo portobello, “filés” de batata e o tradicional macarrão mac’ n ‘cheese com molho livre de laticínios, à base de castanhas. 424 Queen Street West.

Planta – Rede upscale de restaurantes veganos, foi “importada” de South Beach, Miami, para o bairro elegante Yorkville. Com cara de balada chique e cardápio impecável, esbanjando criações que desbancam o mito de que comidas e bebidas veganas têm de sofrer no quesito sabor. Com pizzas de “queijo” à base de castanhas-de-caju e lista de coquetéis de nomes divertidos, como: Beauty and the Beet, à base de beterraba e abacaxi, levando rum, coco, limão siciliano e mel de agave. Em 2017, ganhou um irmão mais novo e descolado, o Planta Burger, no Distrito Financeiro. 1 221 Bay Street, (Planta), metrô Bay; 4 Temperance Street, (Planta Burger).

Rosalinda – Falemos de fusões bem feitas: este restaurante nasceu da união de donos de restaurantes consagrados na cidade, que recrutaram chefs talentosos para criar uma hamburgueria vegana despojada, com pratos inspirados na gastronomia mexicana. Espaçoso, de vibe vintage, com pratos sem a mínima ambição de parecerem o que não são, como o ceviche de coco, que não tenta parecer feito de peixe. Só o hambúrguer, de feijão preto, porque aí não tem jeito. 133 Richmond Street West.

Vegandale” – Sonho de todo o vegano, já existe em Toronto uma região que está sendo ocupada por mais e mais restaurantes e lojas do gênero: todos no mesmo quarteirão da Queen Street West, entre as ruas Dufferin e Brock. A ideia do empresário por trás da estratégia é construir um império vegano, que já tem até nome: Vegandale, lembrando o nome do bairro, Parkdale. Já são seis estabelecimentos: lanchonete, restaurante, cervejaria, café, sorveteria e loja de produtos diversos: de calçados, roupas, livros a cosméticos e sabonete.

Doomie’s – Lanchonete sem frescura e nenhuma pretensão de ser politicamente correta, nem salada no cardápio tem, mas sim um grande e delicioso Big Mac, versão vegana. Apesar de ser o carro-chefe do lugar, não existe no cardápio, por assim dizer, por motivos óbvios, mas é só pedir por um Big D que ele virá, enorme e parecidíssimo com o outro (até o cheiro do molho especial é igual), servido com batatas fritas igualmente saborosas. 1 263 Queen Street West.

Mythology – Irmão do Doomie’s e vizinho de porta, oferece uma experiência diferente, com  clássicos da culinária americana totalmente veganizados, como: panquecas, “asinhas de frango”, fish and chips (filés fritos de peixe com fritas) e o macarrão com molho de queijo, mac’ n’ cheese. 1 265 Queen Street West.

Inaugurados em agosto deste ano:

Vegandale Brewery – Primeira micro-cervejaria vegana de Toronto, chega com proposta inovadora e campanha provocante, prometendo servir “chope com moral”. Para acompanhar, comidinhas da lanchonete irmã, Doomie’s, e do café Copenhagen Cafe, além de sorvete de casquinha da sorveteria Not Your Mother. Os dois últimos funcionarão nas premissas da cervejaria. 1 346 Queen Street West.

Bom Apetite!

Siga-nos no Facebook e no Twitter para saber mais sobre os restaurantes, bares e pubs mais quentes da cidade!