Tudo sobre a Fórmula Honda Indy Toronto 2017

Eu poderia iniciar este post dizendo que, para aquele que gosta de carros de corrida, este final de semana é o seu, mas não vou começar assim, não. Porque, na verdade, a Honda Indy Toronto que começa nesta sexta-feira e vai até domingo, não é só para os amantes da modalidade, mas para todos os entusiastas de esportes de velocidade ou não.

Para começar, só a transformação pela qual o espaço do Exhibition Place passa para acomodar o Grande Prêmio de Toronto já é digna de ir lá e conferir. São mais de 200 pessoas trabalhando desde o começo de junho para a construção do circuito de 2,89 km e 11 ruas para a corrida, aqui em Toronto.

Os números impressionam: só de barreiras de concreto (que pesam mais de 4 toneladas cada), serão mais de 12 mil, sem contar as cercas de proteção de aço (mais de 1.200 delas), barricadas de pneus (quase 500 metros, com a altura de cinco pneus), a pista em si, as áreas comuns e por aí vai.

Esta será a 31ª edição da Indy em Toronto, hoje chamada de Honda Indy, seu atual patrocinador. E como eu disse, nem só de fórmula Indy é feita a Honda Indy. Mais cinco provas acontecem durante os três dias do evento:

. Verizon IndyCar Series (a principal)

. NASCAR Pinty’s Series

. Indy Lights

. Cooper Tires USF2000 National Championship

. Ultra 94 Porsche GT3 Cup Challenge Canada

. Battery Tender Global MX-5 Cup

E nem só de carros é feita uma Indy, idem: na sexta-feira, primeiro dia do evento, haverá uma corrida de bikes, em benefício à pesquisas sobre o câncer de próstata, onde ciclistas irão competir em duas modalidades: 12 e 25 quilômetros.

Também há muita diversão para toda a família, antes e depois das corridas. Para este ano, espere brinquedos infláveis, campo de golfe (já houve até vôlei na areia, em anos anteriores), hóquei, exposição de carros (antigos e atuais), além de simuladores e jogos interativos de toda a sorte para adultos e crianças.

Food trucks e barracas de bebidas garantirão os comes e bebes durante os três dias do evento. Na seção batizada de SpeedZone, onde irão se concentrar as atividades para a criançada, vai ter algodão-doce, pipoca e snow cones (espécie de raspadinha) de graça.

Os três dias da Honda Indy Toronto dividem-se assim:

13 de julho – sexta-feira – 7:45h às 18h

Este é o dia das práticas e quando acontece a corrida de bicicletas. A entrada é franca, mas será pedida uma doação para a fundação Make-A-Wish.

14 de julho – sábado – 7:45h às 18h

Dia da corrida para as classificações. Paga-se ingresso para entrar (crianças de 12 anos não paga estando acompanhada por um adulto pagante)

15 de julho – domingo – 8h às 18h

Dia das corridas, o tudo ou nada.

Nestas três décadas de Indy, somente dois brasileiros ganharam o GP de Toronto: Emerson Fittipaldi, pela equipe Patrick, em 1987, e Cristiano da Mata, pela Newman-Haas, em 2002. Este ano, vamos torcer para os pilotos Hélio Castroneves (2º no ranking) e Tony Kanaan.

 

Algumas dicas para quem vai assistir o evento:

– Chegue cedo, há muito o que se ver e fazer por lá; também para que haja tempo de se acomodar para assistir as corridas.

– Os estacionamentos do Exhibition Place estarão disponíveis somente para aqueles que compram o parking pass; para o evento, eles foram divididos em quatro áreas distintas. Como alternativa, use estacionamentos nas proximidades, como: Ontario Place, lotes privados e ruas adjacentes.

– Não haverá estacionamento para bicicletas na área do evento.

– Para quem preferir ir de transporte público, aqui os sites do GoTransit e TTC.

– As pontes de pedestres do Ontario Place estarão fechadas.

– Guia do evento, em inglês, incluindo o que pode ou não ser levado

 

Como chegar:

De trem (GoTransit)

Linha Lakeshore West (crianças até 12 anos não pagam passagem estando acompanhadas por um adulto pagante com um ingresso para a corrida)

  • Desça na estação Exhibition (entre as estações Mimico e Union)
  • Caminhe sentido sul, em direção ao lago Ontário, até o Gate 3 (Portão 3)

De ônibus: (Toronto Transit Commission – TTC)

Vindo do oeste da cidade:

  • Pegue o metrô da linha Bloor e desça na estação Dufferin
  • Pegue o ônibus nº 29 sentido sul para o Exhibition Place

Vindo do leste ou norte da cidade:

  • Pegue o metrô da linha Yonge-University e desça na estação Union
  • Prossiga para a plataforma Queens Quay e pegue o streetcar (bonde) nº 509 sentido oeste para Exhibition Place
  • Desça na avenida Strachan Avenue ou na parada de trem Exhibition
  • Caminhe sentido sul, em direção ao lago Ontário, até o Gate 3 (Portão 3)

 

Divirta-se!

Não esqueça de compartilhar suas fotos com a gente, na nossa página do Facebook e no Twitter (@visitetoronto)

 

(Fotos: Divulgação)