Porque o mês de julho é tudo de bom em Toronto

 

Agora é oficial: estamos no verão; por si só, um baita motivo para sair às ruas de Toronto e festejar até o dia acabar (e eles terminam mais tarde por esses dias, por causa do horário de verão (por aqui chamado de Daylight Savings) – outro motivo para comemorar.

Mas julho não é o mês queridinho dos torontonianos somente por isso: ele é, também, o mês que mais acumula festivais de rua e eventos outdoor no ano, sendo a maioria deles gratuitos.

E, este ano, há ainda mais razões para festa: no Dia do Canadá, 1º de julho, estarão sendo comemorados os 150 anos da Confederação de 1867, que uniu Ontário, Quebec, Nova Escócia e New Brunswick, então colônias britânicas na América do Norte, para formar uma nação independente batizada, na época, de Domínio do Canadá, hoje, somente Canadá.

Aqui, uma amostra dos melhores eventos da cidade durante o mês:

 

ESPECIAL PARA O ANIVERSÁRIO DE 150 ANOS DO CANADÁ

30 de junho a 2 de julho

Comemorações para o Dia do Canadá – Nathan Phillips Square

Festival gratuito, com quatro dias de duração, para celebrar o aniversário de 150 anos da nação. Na programação, música ao vivo, danças, instalações de artes e food trucks com elementos da cultura nacional e das diversas nacionalidades presentes em Toronto. A festa começa ao meio-dia e termina às 11 da noite, com queima de fogos às 22h55, em todos os dias do evento.

 

30 a 3 de julho

Canada Day – Harbourfront Centre

Celebrando o Dia do Canadá com ênfase na contribuição indígena e dos imigrantes na formação da Turtle Island (Ilha da Tartaruga), nome dado à América do Norte por algumas tribos indígenas.

Para não perder: 1 de julho, 22h45 – queima de fogos às margens do lago Ontário, sincronizada com playlist de músicos canadenses.

 

1 de julho

Espetáculo de Queimas de Fogos de Artifício – 22h30 – Torre CN

Várias queimas de fogos acontecerão em Toronto e nas cidades vizinhas durante todo o feriado de 1 de julho, mas esta é para lá de especial, porque não é todo dia que há uma queima de fogos saindo do símbolo máximo de Toronto. O espetáculo terá trilha sonora sincronizada, que estará tocando, no momento, na estação de rádio Boom 97.3.

 

1 a 3 de julho

Redpath Waterfront Festival – HTO Park

Três dias de festival que acontece dentro e fora d’água, às margens do lago Ontário, com o objetivo de promover Toronto como destino portuário. Para esta edição, o tema será #CanuckItUp, com referência a tudo o que é típico da cultura do país e convidando os visitantes a “virarem” canadenses. Mas a grande (literalmente) atração, mesmo, será o controverso e gigantesco pato de borracha amarelo, trazido para Toronto para as comemorações de 150 anos do Canadá. A novidade flutuante mede mais de 18 metros de altura, com 24 metros de largura, 27 metros de extensão e pesa mais de 13.600 quilos.

DEMAIS EVENTOS EM JULHO

27 de junho a 29 de agosto 

Open Roof Festival – 99 Sudbury Street

Durando quase todo o verão, festival de música e cinema alternativo outdoor, às terças-feiras.

 

5 a 16 de julho

Toronto Fringe Festival 

O maior festival de teatro alternativo de Ontário, com mais de 150 produções acontecendo em mais de 30 locais em Toronto.

 

7 a 23 de julho

Summerlicious

Edição de verão do maior festival gastronômico da cidade, com mais de 200 restaurantes oferecendo menu fixo de três pratos a $ 18, $ 23 e $ 28 dólares canadenses para almoço, e $ 28, $ 38 e $ 48, jantar. No website do festival, é possível localizar restaurantes por preço, bairro e tipo de comida. Este ano, com a adição de 22 novos restaurantes, incluindo Cactus Club Cafe, Maple Leaf Tavern, Ricarda’s e TOCA (dentro do hotel Ritz-Carlton).

 

7 e 8 de julho

Bud Light Dreams Festival – RBC Echo Beach

Festival de dois dias de música eletrônica no espaço RBC Echo Beach, em Toronto (somente para maiores de 19 anos).

 

7 a 30 de julho

Beaches International Jazz Festival

Nem só de jazz vive um dos festivais de música mais populares da cidade. Espere blues, reggae, ritmos latinos e até hip-hop na eclética programação.

 

14 a 16 de julho

Toronto Outdoor Art Exhibition – Nathan Phillips Square

Maior e mais longa feira de arte ao ar livre do Canadá, com trabalhos de mais de 320 artistas. Entrada franca.

 

14 a 16 de julho

Honda Indy Toronto – 2.84 km de corrida de rua, num trajeto de 11 ruas construídas especialmente para o circuito, que transforma o espaço Exhibition Place, às margens do lago Ontário, para hospedar o esfuziante evento de sons e velocidades.

 

23 de julho

Toronto International Brazilfest – Earlscourt Park

Olha o Brasil aí na lista de eventos! O maior festival da nossa cultura, em Toronto, num dia cheio de dança, cores e sabores da nossa terra querida.

 

28 a 30 de julho –

Toronto’s Festival of Beer – Exhibition Place

Experimente mais de 416 tipos de cerveja do mundo todo durante os três dias deste mega festival de cerveja, música e comidinhas. Este ano com um pavilhão especial em comemoração aos 150 anos do Canadá como país.

 

Divirta-se!