7 lugares veganos em Toronto que seus amigos onívoros vão implorar para ir

Aqueles com alguma restrição alimentar ou preferência de dieta sabem: na hora de planejar uma viagem, quesitos como estes pesam, e se o lugar não oferecer uma solução adequada, todo o passeio pode ser comprometido.

Os adeptos ao vegetarianismo ou veganismo que estiverem vindo para Toronto podem respirar aliviados: a cidade, já conhecida por sua diversidade gastronômica, está passando por um boom nestes segmentos.

São novos estabelecimentos despontando em cada esquina, todos os dias, além dos existentes e tradicionais, que estão adequando seus cardápios, criando um maior espaço e visibilidade a comidas e bebidas à base de plantas ou mesmo recriando clássicos, utilizando ingredientes sem origem animal.

Depois das sugestões abaixo, garantimos que até aqueles seus amigos que não dispensam um churrasco e torcem o nariz para tudo o que vem da terra vão querer umas garfadas do seu prato!

 

RESTAURANTES

Copperbranch – Inaugurado há pouco mais de um mês no Distrito Financeiro de Toronto, este restaurante vegano já faz um tremendo sucesso em Montreal, graças à seu cardápio com saborosos pratos feitos exclusivamente com ingredientes à base de plantas. O carro-chefe é o Power Bowl: uma tigela bem servida, composta de camadas de carboidratos, proteínas, legumes e grãos, com escolha de cinco diferentes combinações: mediterranio, asian fusion, azteca (apelidado de burrito, por conter guacamole), aristotle e general copper. O restaurante também serve café da manhã durante o dia todo e sobremesas, incluindo sorvete. Tudo 100% vegano. 199 Bay Street (Commerce Court, dentro do PATH, o shopping subterrâneo que atravessa o centro de Toronto), 416-792-2982, 2ª/6ª 7h30/19h.

 

Cosmic Treats – Quem pensa que seguir uma dieta sem qualquer tipo de produto de origem animal significa ter de se privar de “comida com gosto de comida de verdade” precisa conhecer este lugar. Com decoração retrô e cardápio abrangente, ganhou fama por oferecer pratos tradicionais da cozinha norte-americana, como Spaghetti & Meatballs (espaguete com almôndegas) e Chicken Pie (torta de frango) utilizando apenas ingredientes 100% à base de plantas (o termo politicamente correto, hoje em dia, de se dizer vegano ou vegetariano).

E não para por aí: o lugar também é conhecido por suas sobremesas, incluindo sorvetes, sundaes e banana-split, servidos com toda a sorte de coberturas e complementos, como: caldas quentes, chantilly, marshmellows, pedaços de biscoitos de chocolate e balas de goma, além de sorvete em forma de sanduíche, servido dentro de um bolinho cupcake cortado ao meio. 207 Augusta Avenue, 647-352-2207, 3ª/5ª 11h30/21h, 6ª 11h30/23h, sáb 11h/23h e dom 11h/22h.

 

 

Fresh – Um dos mais antigos restaurantes vegetarianos da cidade, com várias opções veganas num cardápio enorme e bem variado. A rede, hoje com quatro unidades, começou como uma loja de sucos naturais, na década de 90, o que explica a grande variedade de sucos e vitaminas que oferece, incluindo os prensados a frio, como o Antioxidant, de beterraba, salsinha, couve kale, limão siciliano e maçã verde. 894 Queen Street West, 2ª/6ª 11h30/22h, sáb e dom 10h30/22h (com brunch nos finais de semana, servido até às 15h).

 

Hopscotch – Outro restaurante vegano que acabou de abrir suas portas em Toronto. Os donos são de Niagara Falls (Cataratas de Niágara), o que explica o nome do prato principal do lugar, Niagara Greens: tigela recheada de quinoa, uva, couve-flor, uva-passa, couve kale, maçã, salsão, rabanete e amêndoas. Como tempero, vinagrete de tomate e uma pasta adocicada à base de couve-flor e avelã, especialidades da casa.

Outro favorito da clientela é o Smash Avocado, uma mistura de abacate amassado com vinagrete de tomate e óleo de oliva, servida no pão. Para aqueles seus amigos não-veganos, o restaurante tem frango e bacon no cardápio. 40 King Street West (Scotia Plaza), 416-792-5588, 2ª/6ª 6h/18h.

Monday vibes.🙏

A post shared by hopscotch (@eat_hopscotch) on

 

Planta – Querendo conhecer este restaurante no sofisticado bairro de Yorkville, vista-se como quem vai para uma balada upscale e espere ser agradavelmente surpreendido pela seleção do cardápio, tanto o de comida quanto o de bebidas.

Quem está por trás do empreendimento é o grupo Chase Hospitality, que comanda alguns dos melhores restaurantes e casas noturnas da cidade. Por trás das panelas, o não menos badalado chef David Lee, que aderiu recentemente ao estilo de vida vegano.

Experimente a lasanha de beringela com molho de tomate e recheio de ricota de tofu defumado, espinafre, queijo parmesão (de amêndoas) e manjericão ou quaisquer das pizzas que levam queijo (de castanhas de caju). A lista de coquetéis é enxuta mas com ótimas opções e nomes divertidos, como o Beauty and the Beet: drinque à base de beterraba e abacaxi e que leva rum, coco, limão siciliano e mel de agave na receita. 1221 Bay Street, 647-348-7000, 2ª/6ª 8h/23h, sáb 11h/23h, dom 12h/23h.

There’s no place like home, our Planta home. 🌱 Photo: @tatianalexandria.

A post shared by Planta (@plantarestaurants) on

 

PADARIAS

Apiecalypse Now! – Não se deixe ludibriar pelo jeitão punk e descontraído do lugar, com atendentes de cabelos coloridos, cobertos de tatuagens e piercings: esta minúscula padaria, incrustada num dos bairros mais vibrantes e multiculturais de Toronto, leva a culinária vegana muito a sério, colecionando vários prêmios de melhor pizza e doces veganos da cidade.

Uma vez por lá, não deixe de experimentar uma das pizzas, claro, mas também as tortas salgadas e os biscoitos amanteigados shortbread, clássicos da cultura norte-americana e que levam manteiga na receita, exceto estes. 735 Bloor Street West, 416-516-4555, 3ª/sáb 12h/23h30, dom 12h/20h.

https://www.instagram.com/p/vtv92eOf9I/?taken-by=apiecalypsenow

 

Bunner’s – Lá pelos idos de 2010, o casal Ashley Wittig e Kevin MacAllister perceberam que o que estava faltando no cenário gastronômico de Toronto era uma padaria com guloseimas que atendessem a pessoas com sensibilidades alimentares e alergias, mas que fossem tão gostosos como os produtos feitos com ingredientes tradicionais. Eles se enfiaram na cozinha, testaram uma variedade de receitas e começaram a vender seus produtos em feiras e eventos. Com o sucesso, veio a ideia de abrir uma loja. Nascia aí a padaria Bunner’s, na vizinhança do eclético mercado ao ar livre, o Kensington Market.

Todo o cardápio é vegano, livre de gluten e delicioso. Os bolos decorados são de comer com os olhos; já os pães de canela e os tradicionais bolinhos tipo muffin são assados diariamente. Gostou e quer a receita? O casal escreveu um livro com as melhores delas: Bunners – Simple & Delicious Gluten-Free e Vegan Treats, disponível online e em suas duas lojas (uma filial foi inaugurada este ano na área conhecida como The Junction). 224 Augusta Avenue, 647-350-2975, 2ª/dom 10h/19h (horário de inverno) e 2ª/dom 10h/20h (horário de verão)

Com fome de mais?

Dias 8, 9 e 10 de setembro acontecerá o Veg Food Fest, festival gastronômico organizado pela Associação Vegetariana de Toronto, no Harbourfront Centre. Entrada franca. 235 Queens Way West, 6ª 16h/21h, sáb 12h/21h e dom 12h/19h.

A associação também disponibiliza um aplicativo para celular bem interessante, o Veg Guide. Ao acessá-lo, e disponibilizando sua localização, você é automaticamente notificado sobre os estabelecimentos vegetarianos ou veganos mais próximos, em forma de mapa interativo. Um diretório os divide em categorias (cafés, padarias, restaurantes, casas de sucos, produtos naturais, etc), incluindo duas especiais: se o lugar é acessível e se oferece banheiros acessíveis.

Além disso, também oferece notícias e podcasts, calendário de eventos e o Veggie Challenge: desafio de ficar sem consumir carne por uma semana. Para ajudar na tarefa, é só preencher o pequeno formulário com alguns de seus dados e preferências e o aplicativo enviará para a sua conta de e-mail receitas veganas e restaurantes próximos (caso a receita desande).

 

Bom apetite!