Fevereiro em Toronto: mês do amor, da família e de eventos imperdíveis

Foto: Alessandra Cayley @aliciaeoutrospapos

Fevereiro é um mês interessante, por aqui: enquanto é um dos meses mais frios do ano, fazendo-nos impacientes para a chegada da primavera, também é o mês em que celebramos o amor, com o Dia dos Namorados sendo comemorado no dia 14 do mês, e não em junho, como fazemos no Brasil. Também o mês da família, com o feriado Family Day, comemorado, em Ontário, sempre na terceira segunda-feira no mês, este ano, no dia 19.

E, apesar de curtinho, está com o calendário lotado de bons eventos, como: o aguardado Salão Internacional do Automóvel de Toronto e os antagônicos Toronto Tea Festival, para quem gosta de um chá quentinho, servido do lado de dentro, e o The Roundhouse Winter Craft Beer Festival, para quem gosta de uma cerveja gelada, servida do lado de fora. Sim, o festival é todo feito ao ar livre, em pleno inverno canadense! Confira:

2 a 4 de fevereiro

Toronto Tea Festival  – Evento perfeito para um final de semana de inverno em Toronto. Em sua 6ª edição, o Toronto Tea Festival conta com mais de 50 expositores, desde sommeliers de chá, autores de livros sobre o assunto, historiadores, chefs a empresas de chá de diversos países. Agora, com três dias de duração: no primeiro, uma palestra com o autor e montanhista canadense Jeff Fuchs, o primeiro explorador ocidental a percorrer, a pé, os quase seis mil quilômetros de extensão da rota Ancient Tea Horse Road (a Antiga Rota dos Chás e dos Cavalos), na China, uma das mais antigas rotas comerciais do mundo. A conversa será seguida de apresentação do documentário The Tea Explorer, sobre sua aventura.

No sábado e no domingo, além das cerimônias do chá das culturas chinesa, coreana e japonesa, haverá também degustação de chás, seminários e estandes de vendas para tudo o que é de chás e seus afins. Reference Library, Appel Salon, 2º andar, 789 Yonge Street; metrô Bloor-Yonge.

  • Sexta-feira, 2, das 18:30h às 21h
  • Sábado e domingo, 3 e 4, das 10h às 17h
  • Ingressos a partir de $15

10 de fevereiro

Roundhouse Winter Craft Beer Festival – Quando o termo “loira gelada” é levado ao pé da letra: este festival de cerveja acontece do lado de fora da cervejaria Steam Whistle, em pleno fevereiro, notório por ser um dos meses mais frios do ano, por aqui. Mas parece que isto não incomoda a nenhum dos participantes, porque os ingressos esgotam-se em dias, e o lugar lota. Ao todo, são mais de 30 cervejarias artesanais de Ontário participando do evento, além de food trucks oferecendo comidinhas de inverno para acompanhar, como: marshmallows e o clássico canadense poutine (batata frita com molho de carne e queijo por cima). Roundhouse Park, 255 Bremner Blvd (na frente da entrada do Ripley’s Aquarium)

  • Sábado, 10, das 11h às 17h
  • Ingressos a C$ 25, online, e C$ 30 na porta (pouca quantidade). Tokens para degustação a C$ 1 cada. Leve dinheiro em espécie, não há caixa eletrônico por perto.

16 a 25 de fevereiro

Canadian International AutoShow – Exposição que dispensa apresentações, ainda mais para quem gosta de carros mas, se preciso: o AutoShow é o maior Salão do Automóvel do Canadá, com dez dias de duração e mais de mil carros em exposição, dos clássicos aos futurísticos, dos das pistas de corrida aos modelos de rua, dos muscle cars aos elétricos e exóticos. Entre as exposições especiais para o evento, destacamos: 70 Years of Porsche, comemorando os 70 anos da fabricação do primeiro veículo da marca, em 1948, e a mega exposição em homenagem aos 50 anos da coleção dos icônicos carrinhos de brinquedo Hot Wheels. Metro Toronto Convention Centre, com duas entradas: Sul: 222 Bremner Blvd. e Norte: 255 Front Street West.

  • Sexta, 16, das 12h às 22h
  • De 17 a 24, das 10:30h às 22h
  • Domingo, 25, das 10:30h às 18h
  • Ingressos (vendidos com 10% de desconto, online, até às 11:59h do dia 16): Adultos C$ 21,60; Jovens $14,40 (entre 13 a 16 anos); Crianças $6,30 (entre 7 a 12 anos)/Family Pass C$ 42,30 (2 adultos e 2 crianças de até 12 anos)/Super Tuesday C$ 14 (válido somente para o dia 20 de fevereiro). Crianças de até seis anos não pagam.

The Canadian International AutoShow and Castrol have worked together for 23 years to present Canada's largest consumer Show! For #CIAS2018, Castrol is excited to present the total automotive journey in Castrol Alley, showcasing power, performance and entertainment. Castrol Alley will be home to some amazing attractions – including a huge race track for Hot Wheels models, the eSports Arena for our competition featuring Xbox and Forza Motorsport 7, and Art and the Automobile featuring classic cars and icons of the past. Castrol Alley is located on the 700 Level in the South Building of the downtown Metro Toronto Convention Centre Feb. 16-25. #CIAS2018 is your can't-miss opportunity to catch a glimpse of everything the automotive world has in store.

A post shared by Canadian Intl AutoShow (@cdnintlautoshow) on

24 e 25 de fevereiro

Bloor-Yorkville Icefest  – Para celebrar o inverno, que está quase no fim, uma festa ao ar livre com esculturas de gelo, na praça do bairro mais elegante de Toronto: Yorkville. Este ano, o festival Bloor-Yorkville Icefest, que ocorre já há 13 anos, terá como tema os tempos medievais. Mais de 30 mil quilos de gelo serão transformados em esculturas em forma de cavaleiros, com seus cavalos e castelos (e tronos de verdade, de gelo, claro), algumas delas esculpidas ali mesmo, na nossa frente. Village of Yorkville Park (entre as ruas Cumberland Street & Bellair Street, estação de metrô Bay). Gratuito.

  • Sábado, 24, das 12h às 20h
  • Domingo, 25, das 12h às 17h

Ainda dá para curtir em fevereiro:

Janeiro em Toronto: mês frio com eventos quentes!

Winterlicious – até o dia 8

Os sabores do festival gastronômico Winterlicious

Toronto Light Fest – até 4 de março

Toronto Light Fest, o maior festival de luzes da cidade

Bom Passeio!