10 cervejarias para celebrar o Dia Nacional da cerveja em Toronto

Foto: Alessandra Cayley

Sábado que vem, 7 de abril, é o Dia Nacional da Cerveja. Quer dizer, na verdade, a data é comemorada pelos Estados Unidos mas, num ato de camaradagem absoluta ao nosso vizinho, resolvemos levantar um caneco (ou vários) em comemoração ao dia por aqui também, aproveitando a deixa e trazendo algumas das melhores cervejarias artesanais de Toronto para você, além de sugestões de tours guiados pela cidade, com ênfase no segmento.

Amsterdam Brewing Co. – Uma das mais conhecidas cervejarias locais da cidade, com o carro-chefe, a cerveja Amsterdam Blonde, produzida desde 1986 (e que nunca desaponta) e uma de suas instalações de frente para o lago Ontário, no Waterfront, com um dos maiores patios da cidade. Com visitas guiadas gratuitas (necessário marcar horário pelo website). 245 Queens Quay.

Bandit Brewery – Um tico de cervejaria, que funciona no que já foi uma oficina mecânica, na descolada região de Roncesvalles, com um patio encantador, inspirado nos “jardins de cerveja” alemães. Uma de suas mais famosas cervejas leva o nome de Hasselhef, em homenagem ao ator americano David Michael Hasselhoff, idolatrado na Alemanha por causa do seu personagem “Michael Knight” no seriado A Super Máquina (lembra?). 2121 Dundas Street West.

Bellwoods Brewery – Se não fosse o burburinho do seu patio e mezanino, que transbordam de gente todo final de semana, nem daria para perceber que este lugar também é uma microcervejaria, encrustada entre restaurantes na pedaço mais movimentado da Ossington Street, entre as ruas Dundas Street e Queen Street West. Mas vale a pena esperar uma mesa ou beber de pé mesmo as criações espertas do cardápio, alternando entre cervejas mais leves à lançamentos especiais, como as envelhecidas em barril. 124 Ossington Avenue.

Junction Craft – Localizada na badalada vizinhança conhecida como The Junction, no oeste da cidade, está de casa nova, com inauguração prevista para este dia 7, olha que “coincidência” boa! Não deixe de fazer o tour guiado, por C$ 15, que dá direito a um drinque na loja (para começar bem), visita às instalações da fábrica com guia e um pouco de história sobre as origens da empresa e da vizinhança, incluindo seu prédio em estilo art déco, finalizando com uma rodada de cervejas na sala de degustação, mais um brinde para levar para casa. 150 Symes Road.

https://www.instagram.com/p/Bg6vy6Ahc8i/?taken-by=junctioncraft

Kensington Brewing Company – O que esperar de uma cervejaria que funciona no bairro histórico com cara de mercadão ao ar livre, casa da galera alternativa de Toronto, como o Kensington Market? Cerveja à base de melancia, é claro, produzida diariamente, entre outros títulos interessantes da marca, como: Baldwin St. Fisheye P.A., em homenagem aos mercadores de peixes que ainda abastecem a região. Com sala de degustação e lojinha. 299 Augusta Avenue.

Mill Street Brewery – Funcionando dentro do que já foi uma das maiores destilarias da América do Norte, o Distrito Histórico da Destilaria, começou pequena e se tornou uma das marcas nacionais mais conhecidas, tendo sido recentemente adquirida pela gigante Labatt. Com clássicos, como: Original Organic Lager, Tankhouse Ale e a sazonal, Vanilla Porter, à base de baunilha, leve e refrescante para os dias de verão. 21 Tank House Lane.

Steam Whistle – Quando visitar a CN Tower ou levar a criançada no Ripley’s Aquarium, aproveita e passa nesta cervejaria show de bola, que faz somente um tipo de cerveja, a tipo Pilsen (ou Pilsner, como dizemos aqui), e que leva seu nome. A cervejaria ocupa 1/3 das instalações da antiga estação de trem Canadian Pacific Railway Don Station, de 1929. Ainda dá para ver a arquitetura original da época, assim como algumas locomotivas e os trilhos da antiga estação ao redor do prédio. Um passeio dentro do outro, com direito a uma cervejinha entre uma postada e outra, quer melhor? 255 Bremner Boulevard.

Toronto Island Brewing Co. – O que você levaria para uma ilha deserta? Se a resposta foi cerveja e se a ilha em questão for Toronto Islands (que não é deserta, mas calma o bastante para curtir sua breja em paz), pensa em outra coisa porque, a partir de 19 de maio, ela terá sua própria microcervejaria. A Toronto Island Brewing Co. já existe no mercado mas adquiriu um dos restaurantes mais badalados de Toronto Islands para transformá-lo em fábrica de cervejas, também. Situada ao lado da balsa, com um extenso patio com vista para o skyline da cidade, promete ser a grande novidade deste verão. 120 Centre Island Dock.

Amigos, cerveja e cultura

Apreciar uma bebida de qualidade é bom, mas tudo fica melhor quando temos alguém para compartilhar, que dirá cerveja. Melhor ainda se juntarmos à experiência as cores e particularidades do lugar. Gênio quem inventou os tours guiados com degustação de cervejas, como estes aqui. Para quem está visitando a cidade sozinho e quer companhia para conhecê-la (e bebê-la) ou em um grupo de amigos, vale a pena o investimento:

Toronto Tours – Quatro horas de tour por cervejarias da cidade, com itinerários distintos, a escolher e em vários dias da semana. Faça sua reserve, espere pelo ônibus da empresa no espaço Nathan Phillips Square, com documentos a postos para comprovação de idade (só para maiores de 19 anos) e pronto: o resto é tudo por conta deles, o que inclui visita de três a cinco cervejarias (dependendo do itinerário escolhido) degustação de cervejas, comidinhas e bebidas (não alcoólicas) durante o trajeto, para aguentar o tranco. A partir de C$ 95 mais impostos.

Beer Lovers’ Tour Company – Um dia inteiro rodando por lugares históricos e pitorescos de Toronto, aprendendo sobre eles, tendo como pano de fundo a história da indústria cervejeira da cidade, de ontem e de hoje.

O tour só acontece aos sábados e foi pensado para amantes de cerveja ou não, já que passa por quatro cervejarias da cidade (incluindo uma destilaria de saquê), mas também inclui outras atrações históricas e que aparentemente não fazem parte do mundo das cervejas e afins, como o bairro de Corktown e o Fort York. Ou será que fazem? Vai ter que fazer o tour para saber! Aproximadamente 7 horas e meia de duração, começando na cervejaria Steam Whistle, vizinha da CN Tower. Preço: C$ 149 mais impostos, o que inclui: transporte, almoço em uma das cervejarias, degustação de 15 tipos de cervejas, entrada ao Fort York e guia durante todo o passeio.

Tim tim! Ou Cheers!, como dizemos por aqui!