Sim, o inverno por aqui é de lascar, mas tem lá seu lado encantador, se contarmos com a neve, que nos proporciona cenários e experiências só possíveis de existir em condições como esta, como o charme inigualável dos mercados de Natal nos países frios. Como não poderia deixar de ser, nós temos os nossos, sendo o mais famoso o Toronto Christmas Market, realizado dentro do complexo de entretenimento Distillery District, à leste de Toronto.

Assim como os mercados natalinos europeus, pense em dezenas de barracas vendendo artesanato, guloseimas e bebidas com as cores, cheiros e sabores desta época do ano, tudo emoldurado pelo charme da construção histórica em estilo vitoriano da antiga destilaria, um belíssimo trabalho de iluminação e o inverno canadense. Melhor ainda se nevar.

O mercado só abre dia 16 de novembro, mas os preparativos já começaram, com a chegada, esta semana, de sua famosa árvore de Natal, a maior da cidade feita de um pinheiro de verdade, com mais de 15 metros de altura. Mais de 18 mil ornamentos e 40 mil luzes serão usadas para decorá-lo.

Para a criançada e adultos com alma de criança, o Toronto Christmas Market terá roda gigante, carrossel, o Papai Noel em pessoa e uma gingerbread house tamanho-família, aquelas casinhas feitas de biscoitos de gengibre que a gente vê nos filmes.

Outra grande atração para este ano será um túnel de luzes com mais de 30 metros de comprimento, a ser instalado no patio do restaurante Cluny Bistro. Como se não bastasse ser só bonito, o túnel ainda servirá de base para uma estação de fondue de queijo, projetada especialmente para o evento, aos moldes do que já acontece no mercado natalino de Berna, capital da Suíça.

Durante a semana, não é preciso pagar ingresso para conhecer o Toronto Christmas Market, só nos finais de semana, com entrada a CAD$ 6, que serão doados para entidades de caridade, como: o banco de alimentos The Daily Bread Food Bank, a ONG Plan International Canada, que ajuda famílias e crianças em países em desenvolvimento e a ONG The Toronto Star Santa Claus, que trabalha para que crianças carentes da cidade possam receber presentes de Natal.

Os ingressos podem ser comprados online ou nas bilheterias.

Dicas:

  • Se puder, visite o mercado durante a semana, pois o lugar costuma lotar aos sábados e domingos;
  • Preferindo ir durante o final de semana, compre seu ingresso online para não congelar na gigantesca fila que costuma se formar nas bilheterias. Ou, melhor ainda, adquira online o Express Pass (CAD$ 20), que dá direito a entrar no mercado sem pegar nenhum tipo de fila: nem de compra e nem de entrada.
  • O mercado é ao ar livre, com restaurantes e lojas à sua volta. Para aproveitá-lo ao máximo, agasalhe-se muito bem e não esqueça dos acessórios, como: luvas, meias grossas, cachecóis e toucas.

 

Toronto Christmas Market

De 16 de novembro a 23 de dezembro

Horários:

  • Ter, Qua e Qui 12h/21h
  • Sex 12h/22h
  • Sáb 10h/22h
  • Dom 10h/21h
  • Fechados às segundas-feiras (mas o Distillery District funciona normalmente)

Horário especial para o primeiro dia de funcionamento: a partir das 16h. Ingressos a CAD$ 6 para adultos e crianças maiores de dois anos, vendidos online ou nas bilheterias. A cobrança de ingresso só se dá nos finais de semana a partir das 17h de sexta-feira. Nos outros dias, entrada gratuita; Distillery District, 9 Trinity Street.

 

Bom passeio! 

 

Fotos: Toronto Christmas Market – Divulgação