Os sabores do festival gastronômico Winterlicious

Foto: Winterlicious Divulgação

Se está frio lá fora? Nem fale! Mas não deixemos que ele nos impeça de aproveitar uma das melhores coisas que ocorre somente nesta época do ano: a edição de inverno do festival gastronômico mais popular de Toronto, o Winterlicious.

São duas semanas (de 26 de janeiro a 8 de fevereiro) quando mais de 220 restaurantes em Toronto oferecem cardápios especialmente pensados para o evento (com entrada, prato principal e sobremesa), a preços fixos (almoço a $23, $28 ou $33 e jantar a $33, $43 ou $53, dependendo do estabelecimento), além de uma série de eventos extras, como: aulas de culinária, jantar com teatro e menu degustação.

Olha que oportunidade para desfrutar da diversidade gastronômica de Toronto e os sabores típicos do Canadá. Também, para expandir seus horizontes, provando algo diferente, ou mesmo para conhecer aquele restaurante tão especial mas com um preço salgado, que estava difícil fazer caber no orçamento.

O festival gastronômico tem duas edições: esta, no inverno, e outra no verão, apropriadamente batizada de Summerlicious, com comidas daquela estação e, consequentemente, pratos mais leves, sabores menos encorpados. Boa desculpa para comer, sem culpa, durante suas duas edições!

Aqui, algumas boas opções para começar seu tour gastronômico:

Canoe – Sabe aqueles restaurantes que sempre figuram nas listas dos melhores da cidade? O Canoe é assim, e motivos não faltam: seja pela visão espetacular que oferece da cidade, situado no 54º andar do banco Toronto Dominion, pela decoração clean e minimalista, serviço impecável e cardápio afinadíssimo, com ênfase na gastronomia canadense, utilizando ingredientes locais e orgânicos, sem falar na robusta carta de vinhos. Vem para o Winterlicious 2018 com opções para todas as dietas, com um bom mix de carnes e opções vegetarianas, incluindo as sobremesas. 66 Wellington Street West, 54º andar, TD Bank Tower; 416-307-3322; Especial Winterlicious: $33 almoço, $53 jantar (mais impostos e gorjeta).

La Société – pertinho do ROM (Royal Ontario Museum) e tendo como vizinhos lojas de luxo, como: Cartier e Chanel, fica no coração do bairro chique de Yorkville. Vale a pena conferir, seja pelos vitrais fantásticos na decoração ou pelo cardápio oh là là, tudo de bom. Para o Winterlicious, oferece de hambúrgueres a pratos vegetarianos. No quesito sobremesa, vai ser difícil decidir entre a clássica sobremesa francesa crème brûlée ou a mousse de chocolate com avelã. Vá com um amigo, peça um de cada e prove os dois. 131 Bloor Street West; 416-551-9929; Especial Winterlicious: $33 almoço e $53 jantar (mais impostos e gorjeta).

Living Room – Dentro do sofisticado hotel The Windsor Arms, no bairro de Yorkville, um dos poucos restaurantes a oferecerem opções veganas no cardápio para o Winterlicious, incluindo brownie de chocolate, servido quente. 18 St Thomas Street; 416-971-9666; Especial Winterlicious: $33 almoço, $53 jantar (mais impostos e gorjeta).

Real Mo-Mo’s – A passos do mercado St. Lawrence Market, bistrô minúsculo mas com cardário grandioso e multicultural, refletindo as viagens da simpática dona do lugar, que rodou o mundo, visitando e morando em lugares, como: Austrália, Nova Zelândia, Ilhas Canárias, Países Baixos. Para o Winterlicious, destaque para os bitterbalen (croquetes holandeses) e o cheesecake de canela frito, servido com calda de chocolate. Na lista de coquetéis, caipirinha de cachaça (à parte do festival). 51 Colborne Street, 647-343-8801; Especial Winterlicious: $23 almoço, $33 jantar (mais impostos e gorjeta).

The Chase Fish & Oyster – Este elegante restaurante especializado em frutos do mar fica situado na esquina das ruas Temperance e Yonge, pertinho da loja de departamentos Hudson Bay e a passos do Nathan Phillips Square, intersecção que concentra excelentes restaurantes. Vive lotado, especialmente no verão, com seus patios abertos no primeiro andar e na cobertura, mas essa não é a principal razão: a comida é boa mesmo, com pratos vegetarianos para quem não curte frutos do mar, como o risoto de açafrão, disponível no cardápio especial para o Winterlicious. 10 Temperance Street, 647-348-7000; Especial Winterlicious: $28 almoço e $43 jantar (mais impostos e gorjeta).

Chilly days call for a cozy penthouse.

A post shared by The Chase Toronto (@thechaseto) on

O festival gastronômico Winterlicious 2018 só começa dia de 26 de janeiro, indo até 8 de fevereiro, mas reservas já estarão sendo aceitas a partir da quinta-feira que vem, dia 11. Planeje-se e não deixe de fazer as suas, porque a procura é grande e as vagas esgotam-se rapidamente.

Confira no website oficial do evento a lista completa dos 220 participantes, listados pelo nome ou no mapa da cidade, além do excelente sistema de busca, podendo-se pesquisar por tipo de comida, preço, almoço ou jantar, localidade, acessibilidade e se o local oferece pratos vegetarianos, veganos ou com ingredientes locais.

#LiciousTO

Bom apetite!