Foto: The Bake Shoppe Toronto

Para ser um ícone de respeito, há de se ter uma boa lenda por trás de sua origem, e com os famosos bolinhos cupcake não poderia ser diferente. Há quem diga que a tradicional iguaria norte-americana tenha nascido na Inglaterra, no século 18,  batizada como fairy cake, por seu tamanho minúsculo, sendo assada em pequenos potes de cerâmica ao invés de formas grandes de bolo, e a leveza de sua massa, algo “mágico” de tão leve. Daí o nome, que significa “bolo de fada”.

Outros dizem que o fairy cake é um primo distante do verdadeiro cupcake, que é americano, mais denso e um pouco maior que o primeiro, mas ainda assado em small cups ou xícaras pequenas (daí o nome cupcake), tendo surgido, oficialmente, em 1776, com uma receita escrita por Amelia Simmons e publicada no primeiro livro de culinária norte-americana American Cookery. Teria nascido simples, como os nossos bolinhos bebezinho tipo Panco, só ganhando a cobertura de creme no topo a partir de 1920.

Mas chega de história e vamos aos melhores 10 lugares para se comer cupcake em Toronto?

Bobbette & Belle – Sem dúvida, um dos cupcakes mais graciosos da cidade, com duas versões: pastry (regular) e decorative (personalizado), ambas decoradas com um buttercream cremoso, em 14 sabores, como: framboesa, limão, manga, creme de amendoim e o popular caramelo salgado, com pedacinhos de caramelo, para arrematar. Com duas lojas em Toronto, no bairro de Leslieville e próximo à intersecção Yonge Street and Lawrence Street. 121 Queen St East (Leslieville); (416) 466-8800; Seg. a Dom. das 9 às 18h.

Bunner’s Bake Shop – A primeira padaria vegana de Toronto manda bem quando o quesito é cupcake, provando que não é preciso sacrificar sabor em prol da causa. O carro-chefe é o cupcake red velvet, livre de glúten, soja, ovos ou leite. Com duas lojas em Toronto, no bairro Kensington Market e na vizinhança conhecida como The Junction. 244 Augusta Ave (Kensington Market); (647) 350-2975; Seg. a Dom. das 10 às 19h.

Cakes Cove – Sam Lapointe, a dona desta loja de bolos e cupcakes em Toronto, gosta muito de sua profissão, mas também gosta de filmes sci-fi, romances vitorianos, quadrinhos e um bom game (de mesa ou na telinha, não importa). Em 2013, resolveu unir todas as suas paixões, nascendo daí a Cakes Cove, com os bolos e cupcakes mais inusitados da cidade: com motivos góticos, lembrando vísceras, “mordidos” por vampiros e por aí vai. Mas todos feitos com muito talento, ingredientes de qualidade e tradicionais, como manda a receita. 1074 St.Clair Ave West; (647) 347-2253; Qua. a Sex. das 10 às 18h, Sáb. das 10 às 17h, Dom. das 11 às 16h.

Brrrraaaaaaiiinnnsss!! Vanilla raspberry cupcakes 😊

A post shared by Cakes Cove (@cakescove) on

Dlish – Esta loja de cupcakes viu filas na porta quando abriu na vizinhança cool da West Queen West, e ainda atrai uma legião de adoradores de seus cupcakes livres de conservantes, sabores artificiais, óleos hidrogenados ou gelatina. Na receita, só ingredientes puros e alguns especiais, como: baunilha de Madagascar e granulados importados. 833 Queen St West; (416) 925-3535; Seg. a Sáb. das 11 às 19h, Dom. das 11:30 às 17h.

For the Love of Cake Se cupcakes fossem celebridades, os desta loja da vizinhança descolada Liberty Village seriam Madonnas, Justin Biebers, Beyoncés ou coisas do tipo. Eles são famosos, figuras frequentes em shows de TV e festas de quem? Sim, de celebs, como: Katty Perry, U2 e Drake. Portanto, se não der para chegar perto dos seus astros preferidos, ao menos experimente cupcakes tão famosos quanto. Em 25 sabores, incluindo os mancake (cupcakes para homens) Guinness Chocolate, à base de cerveja Guinness, recheado com ganache de chocolate com uísque irlandês e cobertura de cream cheese e raspas de chocolate, e Maple Bacon, recheado com blueberries e coberto com creme à base de xarope de maple e pedacinhos de bacon. Liberty Market Galleria, 171 East Liberty Street, sala 117; (416) 306-6446; Seg. a Sex. das 11 às 18h, Sáb. das 11 às 17h, Dom. não abre, só faz entregas.

Prairie Girl Bakery – Famosa por seus cupcakes de três tamanhos diferentes – clássico, mini e cutie (algo como fofinho, bem pequenininho), tem a reputação de só trabalhar com ingredientes naturais, livres de aditivos químicos, como: ovos de verdade e chocolate Belga 70% cacau. Não à toa tem três lojas espalhadas pela cidade (Victoria Street, First Canadian Place e em Yorkville). Com opções veganas e livres de glúten. 150 Bloor Street West (Yorkville); (416) 504-2253; Seg. a Sáb. das 10 às 18h, exceto a unidade do First Canadian Place, que fecha aos sábados. 

The Bake Shoppe – Pequena loja de cupcakes no coração do bairro Little Italy, conhecida por seus sabores clássicos, como: fava de baunilha, red velvet e chocolate (mas, de quando em quando, dá para encontrar misturas mais ousadas, como: framboesa com buttercream de limão). Famosa também pelo grafite no interior da loja, assinado pelo artista anômino Anser, um dos grafiteiros mais famosos do país. 859 Colleget St (416) 916-2253; Qua. a Sex. das 12 às 20h, Sáb. das 11 às 18h, Dom. das 12 às 18h.

The Cupcake Shoppe – Em funcionamento desde 2003, no cruzamento da Yonge Street e Eglinton Street, esta charmosa loja de cupcakes oferece 28 sabores da famosa sobremesa, num ambiente livre de nozes e castanhas ou nut-free, como se diz por aqui. 2417 Yonge Street; (416) 322-6648; Seg. a Qua. das 10 às 18h, Qui. e Sex. das 10 às 19h, Sáb. das 10 às 18h, Dom. das 11 às 18h. 

Tori’s Bakeshop – Se piscar, periga passar batido por esta loja de cupcake na área conhecida como Beaches, no extremo leste de Toronto. Volte e procure novamente porque vale a pena. Além de ser um charme por si só, tudo por lá é orgânico, vegano, sem uso de açúcar refinado e com opções livres de glúten, incluindo os cupcakes, assados diariamente e que, às vezes, ganham um mini donut em cima, como decoração. Com uma segunda loja na região conhecida como Canary District. 2188 Queen St East (Beaches); (647) 350-6500; Seg. a Sex. das 8 às 17h, Sáb. e Dom. das 9 às 17h.