Novembro abre a temporada de compras e de festas em Toronto

A popular pista de patinação do Nathan Phillips Square, na frente da prefeitura de Toronto, num dos intervalos para aplanar o gelo. (Foto: Alessandra Cayley)

Difícil acreditar mas estamos quase em novembro, o penúltimo mês do ano, que abre a temporada de compras na cidade, também das diversões de inverno. É quando Toronto começa a ir se acostumando com as temperaturas mais frias; quando os passeios do lado de fora passam a ser mais rápidos e curtos e quando os shoppings e opções indoor tornam-se mais atrativos. É também quando a cidade se enfeita para celebrar as festas de final de ano.

Apesar de a temperatura parecer absurdamente fria para nós, vindos de um país tropical, ainda não estamos no inverno. Aproveite para explorar a cidade a pé, enquanto dá, vendo-a se transformar num daqueles cenários típicos de cartões de Natal.

Alguns dos eventos imperdíveis acontecendo em novembro, na cidade:

1º de novembro

A Marcha das Abóboras – Depois que o Halloween passa, o que fazer com todas aquelas abóboras que a gente vê enfeitando as casas e estabelecimentos da cidade? Uma festa! A Pumpkin Parade (algo como a Marcha das Abóboras) é realizada em cerca de 40 parques de Toronto. Ao anoitecer, moradores levam suas abóboras para os parques participantes para que elas sejam enfileiradas e iluminadas pela última vez, todas juntas, formando um belíssimo espetáculo. Os parques mais populares são: Sorauren Park (onde tudo começou, em 2004), Bellwoods, Centennial Park e Riverdale Park West, com centenas de jack-o-lanters (nome para as abóboras esculpidas para o Halloween) iluminando de laranja a primeira noite de novembro. A partir das 18h; veja aqui a lista de parques para este ano.

Primeira semana de novembro

As vitrines das principais lojas de departamentos da cidade ganham decoração para lá de especial para esta época do ano. De tão elaboradas, ficaram famosas a ponto de ganharem dia de estréia e status de acontecimento. As mais aguardadas são: as das lojas Hudson Bay, Saks Fifth Avenue, ambas conectadas ao shopping Eaton Centre e da loja Holt Renfrew da rua Bloor Street, no bairro de Yorkville. Esta última, com estréia marcada para 1º de novembro.

Uma das vitrines da loja de departamentos The Hudson Bay, com decoração especial para as festas de ano de 2016 (Foto: Alessandra Cayley)

16 de novembro a 23 de dezembro

Toronto Christmas Market – O mercado de Natal mais charmoso de Toronto. Remetendo aos mercados europeus, que existem desde o século 15, é realizado anualmente no tão charmoso quanto, o Distillery District (Distrito Histórico da Destilaria). Parece terem sido feitos um para o outro. 3ª, 4ª e 5ª 12h/21h, 6ª 12h/22h, Sáb 10h/22h, Dom 10h/21h, Fechados às segundas-feiras. Horário especial para o primeiro dia de funcionamento: a partir das 16h. Ingressos a CAD$ 6 para adultos e crianças maiores de dois anos, vendidos online ou nas bilheterias. A cobrança de ingresso só se dá nos finais de semana a partir das 17h de sexta-feira. Nos outros dias, entrada gratuita; 9 Trinity Street. 

30 DAYS UNTIL #TCM17! (📷: @karen_m44)

A post shared by Toronto Christmas Market (@toxmasmkt) on

19 de novembro

Santa Claus Parade – A Parada do Papai Noel é um dos eventos mais tradicionais de Toronto, sendo realizada desde 1905. Adultos e crianças enfrentam o frio de novembro e vão às ruas recepcionar o bom velhinho e sua turma, que chegam na cidade num desfile com direito a banda, carros alegóricos decorados com os ícones natalinos, além de palhaços e, claro, o trenó do Papai Noel e suas renas. A parada começa na esquina das ruas Christie Street e Bloor Street e termina no St. Lawrence Market, num percurso de quase seis quilômetros e duas horas e meia de duração. Das 12h30 às 14h30. Veja o trajeto da parada aqui. Evento gratuito.

Foto: Santa Claus Parade – divulgação

23 de novembro a 3 de dezembro

One of a Kind Show – Para aqueles que gostam de dar presentes personalizados e comprar tudo num lugar só. Uma feira de artesanato imensa realizada no centro de exposições Enercare Centre, parte do complexo Exhibition Place. Ótima oportunidade para angariar aquele souvenir que ninguém mais vai ter. 2ª a Sáb 10h/21h, Dom 10h/18h (Qui, dia 30, aberta até às 23h); Ingressos (online e nas bilheterias) a CAD$ 15 (adultos), CAD$ 7,50 (idosos acima de 65 anos e crianças entre 13 a 17 anos), CAD$ 10 (estudantes, apenas nas bilheterias com documento de identidade). Crianças até 12 anos não pagam ingresso; 100 Princes’ Blvd.

25 de novembro

Victorian Tea no Museu Gibson House – Um chá da tarde diferente de tudo o que você já viu. Faça uma visita guiada à casa que sedia o museu Gibson House, lindamente decorada para as festividades natalinas, e fique para o chá da tarde ao estilo Vitoriano, servido por atores vestidos com roupas da época. Dois horários: 12h e 14h30. Ingressos a CAD$ 20, não recomendado para menores de seis anos. Necessário fazer reserva antecipada pelo website. Museu Gibson House, 5172 Gibson House; (416) 392-4467.

Foto: Gibson House Museu Facebook

25 de novembro

Cavalcade of Lights – Evento que abre as festividades de final de ano em Toronto, com a inauguração da árvore de Natal oficial da cidade. No espaço Nathan Phillips Square, tendo como cenário o rinque de patinação mais popular de Toronto, todo iluminado com decoração especial para a época. Shows ao vivo e uma queima de fogos estão programados como parte do evento. E o melhor: é tudo de graça. 100 Queen Street West, metrôs Queen ou Osgoode; 19h.

Foto: SeeTorontoNow

26 de novembro a março de 2018

Patinação no gelo – Uma das coisas mais bacanas de se fazer em Toronto, nesta época do ano, é se jogar nas pistas de patinação no gelo da cidade. Nem precisa saber patinar, o que vale é a brincadeira. Os rinques em recintos fechados já estão funcionando desde outubro mas os outdoor, ao ar livre, só abrem dia 26 de novembro. Toronto oferece 52 rinques de patinação outdoor sendo os mais populares o do espaço Nathan Phillips Square, na frente do City Hall, e o Natrel Rink, parte do Harbourfront Centre, por seu cenário único, às margens do lago Ontário. Nos dois, há serviço de aluguel de patins. Geralmente, abertos sete dias da semana, das 9h às 22h, dependendo das condições do tempo. Cheque no website a localidade escolhida ou pelo telefone, 311.

 

Agaselhem-se bem e bom passeio!