Foto: ROM divulgação

Tem um ditado aqui que diz: May showers bring June flowers, o que quer dizer, “as chuvas de maio trazem as flores de junho”. Deveria dizer, também, que o mês de maio abre, não oficialmente, o calendário de eventos das estações quentes do ano. Chuva ou sol (ou os dois juntos), a única certeza é que não haverá um momento de tédio na sua programação.

Foto: CONTACT divulgação/Finn O’Hara, Steve Driscoll Size Matters McMichael Canadian Art Collection

1 a 31 de maio – Scotiabank CONTACT Photography Festival

O festival CONTACT é o  maior evento de fotografia do mundo. Este ano, conta com a participação de mais de 1.500 artistas em 200 exibições acontecendo em vários lugares de Toronto e GTA (Grande Toronto).

Em comemoração ao 150º aniversário do Canadá, a edição deste ano terá o país como foco, com uma série de exibições, instalações e eventos sobre sua diversidade geográfica e seus habitantes. Artistas veteranos e emergentes nos convidam a uma reflexão sobre o que é história e o que define fotografia.

O festival só começa em maio mas sua festa de abertura será realizada na próxima sexta-feira, dia 28 de abril, das 19h às 23h. Evento gratuito. Ryerson Image Centre, 33 Gould Street, metrô Dundas.

Foto: ROM divulgação

5 de maio a 30 de junho – ROM Friday Night Live

Durante nove sextas-feiras, o museu ROM, com sua controversa fachada, se transforma em balada, e cada uma com um tema: de DinoNite (dançando com dinossauros), Flash (tudo relacionado à fotografia. Atenção, selfieholics!) a Colour ROM Pride (semana da Parada Gay) e O Canada, pelo aniversário da nação. Ingressos: CAD$17, vendidos online ou nas bilheterias, no dia, a partir das 19h. Quem comprar ingressos antecipadamente terá entrada garantida, até às 20h. Depois deste horário, só por ordem de chegada, no limite de capacidade do lugar. Idade mínima: 19 anos, com apresentação de identificação válida (emitida por este país ou passaporte, no caso de turistas). Royal Ontario Museum; 100 Queens Park, metrôs St. George (linha Bloor-Danforth) ou Museum (linha Yonge-University)

Foto: Blossom and Bloom divulgação

12 a 14 de maio – Blossom and Bloom

O Dia das Mães, por aqui, também é comemorado no segundo domingo de maio. O Blossom and Bloom, um mercado de flores e mimos feitos à mão, funcionará dentro da movimentada estação Union, para aqueles que deixam para comprar o presente da mãe na última hora. Sorte que toda mãe adora uma flor. Dias e horários: Sexta-feira (12): das 8h às 20h; sábado (13) e domingo (14), das 10h às 18h.

Foto: sakurainhighpark.com website

7 a 10 de maio – Cherry Blossom no High Park

Falamos aqui sobre o espetáculo do desabrochar das flores das cerejeiras em Toronto, mais especificamente, no parque High Park, onde há a maior concentração delas. A previsão é de que elas comecem a florescer na primeira semana do mês, entre 7 a 10 de maio. Chegue o mais cedo possível porque os estacionamentos dentro do parque e ao redor dele lotam rapidamente nesta época do ano.

Foto: Doors Open divulgação/Thomas

27 e 28 de maio – Doors Open 2017

O Doors Open Toronto é um dos eventos mais bacanas e aguardados da cidade (e de graça!). É quando prédios com arquitetura distinta ou importância social, cultural e histórica abrem suas portas ao público para serem apreciados mais de perto. O Doors Open acontece em vários países, sendo o de Toronto o maior do Canadá e o terceiro maior do mundo.

Mais de 150 edifícios farão parte desta 18ª edição do evento, que terá como tema: Fifteen Decades of Canadian Architecture (Quinze Décadas de Arquitetura Canadense), destacando cada década desde 1860, assim como construções do período pré-Confederação. Imperdível. (A lista dos prédios participantes ainda não foi divulgada. Daremos no e no assim que sair).

 

Bom passeio!