Dezembro e as festas de fim de ano em Toronto

Dá para acreditar que já estamos falando de festas e eventos de fim de ano? E Toronto está cheio deles: em castelo, em museu, em pista de patinação, no meio da cidade, nas águas do lago Ontário, e começando muito antes da última semana do mês:

1 a 23 de dezembro

Fair in the Square – É no espaço Nathan Phillips Square onde tudo acontece em Toronto. Sendo assim, ele não poderia ficar de fora quando o assunto é mercado de Natal. Nos moldes dos tradicionais mercados europeus, o Fair in the Square toma conta da frente da prefeitura da cidade no mês de dezembro, com barraquinhas de artesanato, atrações para as crianças e comidinhas de rua, além do Ice Bar, para um drinque. O evento é em prol da ONG Epilepsy Toronto. De 3ª a 6ª, 16h/22h, sáb e dom, 12h/22h (até às 18h no dia 23 de dezembro); 100 Queen Street West, metrôs Queen ou Osgoode.

1 de dezembro a 7 de janeiro 

Christmas at Casa Loma – O único castelo urbano da América do Norte, construído por Sir Henry Pellat entre 1911 a 1914, se enfeita para as festas de fim de ano, com dois grandes eventos em seu calendário de festas: 150 Years of Canadian Christmas e Canadian Winterland Nights. O primeiro, indo de 1º de dezembro a 7 de janeiro, das 9h30 às 17h, ocorre do lado de dentro do castelo, suntuosamente decorado para a ocasião, com uma árvore de Natal de mais de 12 metros de altura no salão principal, além de shows de mágica e atividades para as crianças, como: a oficina do Papai Noel, castelo inflável e decoração de cookies.

Já o Canadian Winterland Nights tem início em 18 de dezembro e ocorre do lado de fora, à noite (das 17h às 21h), quando os majestosos jardins que cercam a propriedade ganham iluminação e decoração mais do que especial. Um bom motivo para nos fazer sair do quentinho das dependências do castelo.

De 1º de dezembro a 7 de janeiro de 2018; Ingressos a CAD$ 27 (adultos entre 18 a 64 anos de idade), CAD$ 22 (adultos a partir de 65 anos e crianças entre 14 a 17 anos de idade) e CAD$ 17 (crianças entre 4 a 13 anos de idade). Crianças de até 3 anos de idade não pagam ingresso. 1 Austin Terrace.

2 a 26 de dezembro

Winter Village Evergreen Brick Works – Um dos mais pitorescos complexos de entretenimento de Toronto, que funciona nas instalações do que já foi a maior olaria do país, se transforma no Winter Village no final do ano. Durante os finais de semana de dezembro (incluindo os dias 24 e 31), e nos dias da semana entre 26 a 29 do mês, com mercado de artesanato aos domingos, comidinhas de rua e atividades outdoor para toda a família, como: caminhadas e fat biking pelas trilhas da região para os adultos e caça ao tesouro temática para as crianças. Das 10h às 17h, entrada gratuita. Evergreen Brick Works, 550 Bayview Ave (às margens da rodovia Don Valley Park). Com estacionamento no local, traslado saindo da estação de metrô Broadview ou ônibus 28 Bayview saindo da estação de metrô Davisville.

9 a 30 de dezembro

The Nutcracker (O Quebra-Nozes) – Se passar o Natal em Toronto já é um sonho, imagine assistir o espetáculo de balé O Quebra-Nozes por aqui, então? Desde 2005, a The National Ballet of Canada (Companhia Nacional de Balé do Canadá) vem encantando adultos e crianças com sua versão da produção de balé mais famosa do mundo, composta pelo músico russo Tchaikovsky, que se inspirou na estória de mesmo nome, escrita pelo alemão E.T.A. Hoffmann, em 1816. De 9 a 30 de dezembro (compre já seus ingressos, alguns horários já estão esgotados); Four Seasons Centre for the Performing Arts, 145 Queen Street West. (metrô Osgoode).

16 de dezembro a 17 de fevereiro 

DJ Skate Nights – Todos os sábados, a pista de patinação Natrel Rink, no Harbourfront Centre, às margens do lago, se transforma numa grande pista de dança, com DJs comandando a festa, fazendo do rinque um dos mais badalados da cidade. Entrada gratuita e aluguel de patins a CAD$ 5 (para crianças de até 12 anos) e CAD$ 10 (acima de 13 anos de idade). Aos sábados, das 20h às 23h; Harbourfront Centre, 235 Queens Quay West, streetcars (bondes) linhas 509 Harbourfront ou 510 Spadina.

22 de dezembro a 1º de janeiro

Disney on Ice – Os personagens clássicos da Disney e suas estórias mais famosas no espetáculo no gelo Reach for the Stars. Não precisa falar mais nada, certo? De 22 de dezembro a 1º de janeiro de 2018. Rogers Centre, 1 Blue Jays Way (metrôs Union e St. Andrew).

Join Ariel on her quest to discover all of the whozits and whatzits galore!

A post shared by Disney On Ice (@disneyonice) on

26 de dezembro

Boxing Day

Para quem nunca passou o Natal no Canadá, fica a dica valiosa: dia 26 de dezembro é dia de Boxing Day por aqui que, apesar do nome, não tem nada a ver com o esporte boxe. A data é uma espécie de Black Friday canadense, quando as lojas abrem mais cedo e oferecem produtos a preços reduzidos, com descontos entre 30% a 70% do valor original. O Boxing Day é feriado somente na província de Ontário (onde estamos) e adotado em outros países da Europa, como: Reino Unido e alguns membros do Commonwealth. Apesar de o Canadá ter aderido ao Black Friday americano, o Boxing Day não é adotado pelos Estados Unidos.

Tal qual no Black Friday, é comum de se ver promoções de Boxing Day antes e depois do feriado, também o mesmo pandemônio nas lojas.

 

31 de dezembro – Réveillon em Toronto

Na terra

Nathan Phillips Square – A maior festa de fim de ano em Toronto acontece na frente da prefeitura, no espaço Nathan Phillips Square. Assim como no Brasil, mas um pouco mais comedida, a noite da virada tem festa, shows ao vivo e fogos de artifícios, com DJ embalando o passo de quem se arrisca na pista de patinação mais popular da cidade. Não tem patins? Sem problema. Alugue um por lá mesmo, entre no clima e reze para nevar, para fazer do seu Réveillon uma perfeita cena de filme de Hollywood. Evento gratuito. A partir das 20h; Nathan Phillips Square, 100 Queen Street West, metrôs Queen ou Osgoode.

Dine with Dior – Já pensou passar o Ano Novo num museu? O ROM (Royal Ontario Museum) estará promovendo festa e jantar de fim de ano (atualização dia 30 de novembro: os ingressos para o jantar já estão esgotados, mas ainda há para a festa) em seu espaço c5 Lounge, com direito à entrada para a exibição especial Christion Dior, em comemoração aos 70 anos da maison. Das 21h às 2h; Ingressos a CAD$ 113 (festa) e CAD$ 282.50 (festa e jantar). Evento para maiores de 19 anos. 100 Queens Park, metrô Museum.

Na água

Não dá para pular as sete ondinhas nas águas congeladas do lago Ontário no final do ano, mas ainda dá para passar o Réveillon sentindo-se no mar. As principais companhias de cruzeiros locais oferecem passeios especiais para o dia 31 de dezembro, com opções de coquetel e jantar, além da vista maravilhosa do skyline de Toronto, todo iluminado para a virada. Para maiores de 19 anos. Mariposa Cruises e Jubilee Queen Cruises

 

Um Feliz Natal e Próspero Ano Novo! 

 

 

(Fotos: SeeTorontoNow)